Realize o Levantamento de Requisitos
Inicialmente, faça a identificação dos requisitos de modo a compreender o domínio no qual o projeto se
insere, as partes interessadas envolvidas, a captura dos requisitos pretendidos para o sistema, além das restrições que
podem influenciar o desenvolvimento do sistema.
Algumas dificuldades podem ser encontradas nessa etapa:
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Os stakeholders podem não saber exatamento o que querem;
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Cada stakeholder pode expressar os mesmos requisitos de maneiras distintas;
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Os requisitos podem ser conflitantes.
Existem algumas técnicas de levantamento de requisitos que podem ser utilizadas:
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Entrevistas e questionários;
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Workshop de requisitos;
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Uso de cenários;
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Prototipagem;
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Estudo etnográfico.
Lembre-se também de identificar os requisitos não-funcionais. Eles são importantes para estabelecer as
restrições do sistema.
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Analise os Requisitos
Após a identificação dos requisitos, registre-os no artefato Lista de Requisitos e os analise com o objetivo de entender melhor o que foi solicitado e resolver possíveis conflitos
identificados. Nessa análise, organize ou classifique os requisitos em "módulos", por exemplo, para se ter uma visão
global do sistema. Depois, tente determinar uma priorização inicial dos requisitos para posterior validação com as
partes interessadas.
A identificação e análise de requisitos é um processo iterativo que se inicia com a familiarização do domínio do futuro
sistema e termina na confirmação dos requisitos, aumentando o grau de compreendimento do sistema a cada ciclo de
trabalho.
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Identifique os Termos de Domínio
Durante o levantamento de requisitos, comece a registrar os termos de domínio que surgirem.
Colabore com os Analista de Negócios para ter certeza que os termos ambíguos ou específicos ao
domínio sejam claramente definidos no Glossário
e que esses termos sejam utilizados de forma consistente.
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Defina as Regras de Negócio
Durante o levantamento de requisitos, surgirão discussões a respeito de possíveis Regras de
Negócio do sistema. Detalhe e registre essas regras para que possam ser validadas posteriormente.
Essas descrições das regras devem ser agrupadas no artefato Lista de Regras de Negócio.
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Execute e Analise os Checklists
Validação pelo Analista de Negócios
O Gerente de Projeto deve validar os requisitos junto aos Analista de Negócios
e a equipe de desenvolvimento para assegurar a consistência do projeto
, a coerência entre os requisitos e as necessidades, priorizá-las, verificar a qualidade, identificar mudanças e novas
demandas. |
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