Especifique e Documente os Requisitos Funcionais
Descreva os requisitos de usuário em consenso com os Analista de Negócios. É
importante que os requisitos descrevam uma característica do produto, que corresponde à solução de um ou mais problemas
descritos na Visão. Além disso, a definição desses requisitos deve estar alinhada com as
definições dos termos de negócio, regras de negócio e suas restrições relacionados em Lista de Regras de Negócio. A descrição dessas características deve constar na seção de requisitos funcionais na Lista de Requisitos.
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Especifique e Documente os Requisitos Não-Funcionais (Suplementares)
Detalhe os requisitos não-funcionais, como facilidade de uso, confiança, desempenho, interoperabilidade,
facilidade de teste, facilidade de manutenção, etc. Esses requisitos não-funcionais devem estar definidos no
artefato Lista de Requisitos.
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Atualize as Regras de Negócio
Com base nas restrições de negócio levantadas em fases anteriores e outras que surgirem durante o detalhamento dos
requisitos, deve-se atualizá-las e documentá-las. Essas descrições das regras devem ser agrupadas no artefato Lista de Regras de Negócio. |
Atualize os Termos de Domínio
Atualize o Glossário caso surjam novos termos de domínio durante o detalhamento de
requisitos.
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Identifique os Casos de Uso e Atores em um Modelo de Caso de Uso
Especifique e Documente os Casos de Uso
Caso já tenha identificado os casos de uso, detalhe-os para validar a compreensão do requisito e permitir o início
do desenvolvimento do software. Isto não implica que todos os casos de uso e cenários serão detalhados antes do início
da implementação. Colabore com os Analistas de Negócios para detalhar somente aqueles que foram priorizados para
implementação na próxima iteração ou na subseqüente, ou aqueles que foram definidos como arquiteturalmente
significantes (veja Concept: Requisitos Arquiteturalmente Significantes.)
Importante ressaltar que o nível de detalhe capturado irá variar dependendo das necessidades do projeto e da
complexidade do caso de uso.
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Crie/atualize a Matriz de Rastreabilidade
É importante assegurar que a lista de Requisitos funcionais e não-funcionais identificados na Lista de Requisitos possam ser relacionados aos Caso de Uso propostos para o sistema.
A Matriz de Rastreabilidade oferece como grande facilitador a visualização global
dos Requisitos x Casos de Uso do sistema em uma tabela de forma gráfica, dando
suporte para tomada de decisões e descoberta de problemas, e sua solução de forma mais rápida. Se achar
interessante, utilize ferramentas que auxiliem na elaboração da Matriz de Rastreabilidade.
É importante o uso da Matriz de Rastreabilidade, pois se uma alteração é proposta enquanto o sistema
está em desenvolvimento, o impacto da alteração envolve verificar como a alteração afeta os requisitos, o projeto do
sistema e sua implementação.
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Execute e Analise os Checklists
Execute e analise os seguintes Checklists:
Executar caso os requisitos tenham sido modificados com relação à fase/iteração anterior;
O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de
Análise.
Executar após a elaboração do modelo;
O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de
Análise.
Caso tenha especificado Caso de Uso na iteração, deve-se executar seu checklist;
O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para ser verificado em
conjunto pela Seção de Análise e Seção de Desenvolvimento.
É importante que a pessoa a executar a tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.
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Validação pelo Analista de Negócios
O Gerente de Projeto deve validar os requisitos e casos de uso junto aos Analista de Negócios
e a equipe de desenvolvimento para assegurar a consistência do projeto
, a coerência entre os requisitos e as necessidades, priorizá-las, verificar a qualidade, identificar mudanças e novas
demandas. |
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