Tarefa: Detalhar/Refinar os Requisitos
Esta tarefa descreve como detalhar e descrever os requisitos do sistema com o objetivo de refinar e melhorar o seu entendimento.
Disciplinas: Requisitos
Finalidade

O propósito desta tarefa é:

  • Descrever um ou mais requisitos em detalhes que sejam suficientes para validar o seu entendimento;
  • Descrever e detalhar um ou mais casos de uso, e depois validá-los;
  • Garantir que os requisitos e casos de uso estejam de acordo com as expectativas dos Analistas de Negócios.

Relacionamentos
Etapas
Especifique e Documente os Requisitos Funcionais

Descreva os requisitos de usuário em consenso com os Analista de Negócios. É importante que os requisitos descrevam uma característica do produto, que corresponde à solução de um ou mais problemas descritos na Visão. Além disso, a definição desses requisitos deve estar alinhada com as definições dos termos de negócio, regras de negócio e suas restrições relacionados em Lista de Regras de Negócio. A descrição dessas características deve constar na seção de requisitos funcionais na Lista de Requisitos.

Especifique e Documente os Requisitos Não-Funcionais (Suplementares)

Detalhe os requisitos não-funcionais, como facilidade de uso, confiança, desempenho, interoperabilidade, facilidade de teste, facilidade de manutenção, etc. Esses requisitos não-funcionais devem estar definidos no artefato Lista de Requisitos.

Atualize as Regras de Negócio
Com base nas restrições de negócio levantadas em fases anteriores e outras que surgirem durante o detalhamento dos requisitos, deve-se atualizá-las e documentá-las. Essas descrições das regras devem ser agrupadas no artefato Lista de Regras de Negócio.
Atualize os Termos de Domínio

Atualize o Glossário caso surjam novos termos de domínio durante o detalhamento de requisitos.

Identifique os Casos de Uso e Atores em um Modelo de Caso de Uso

Colabore com os Analistas de Negócios para identificar e capturar os Atores e os Caso de Uso no Modelo de Caso de Uso . Veja Guideline: Encontrar e Descrever Atores e Casos de Uso para mais informações.

Posteriormente, crie/atualize o Modelo de Caso de Uso adicionando, removendo e atualizando os Atores e os Caso de Uso conforme necessário. Para mais informações sobre a criação e a estruturação do modelo de caso de uso veja Guideline: Modelo de Caso de Uso.

Especifique e Documente os Casos de Uso

Caso já tenha identificado os casos de uso, detalhe-os para validar a compreensão do requisito e permitir o início do desenvolvimento do software. Isto não implica que todos os casos de uso e cenários serão detalhados antes do início da implementação. Colabore com os Analistas de Negócios para detalhar somente aqueles que foram priorizados para implementação na próxima iteração ou na subseqüente, ou aqueles que foram definidos como arquiteturalmente significantes (veja Concept: Requisitos Arquiteturalmente Significantes.)

Importante ressaltar que o nível de detalhe capturado irá variar dependendo das necessidades do projeto e da complexidade do caso de uso.

Crie/atualize a Matriz de Rastreabilidade

É importante assegurar que a lista de Requisitos funcionais e não-funcionais identificados na Lista de Requisitos possam ser relacionados aos Caso de Uso propostos para o sistema.

A Matriz de Rastreabilidade oferece como grande facilitador a visualização global dos Requisitos x Casos de Uso do sistema em uma tabela de forma gráfica, dando suporte para tomada de decisões e descoberta de problemas, e sua solução de forma mais rápida. Se achar interessante, utilize ferramentas que auxiliem na elaboração da Matriz de Rastreabilidade.

É importante o uso da Matriz de Rastreabilidade, pois se uma alteração é proposta enquanto o sistema está em desenvolvimento, o impacto da alteração envolve verificar como a alteração afeta os requisitos, o projeto do sistema e sua implementação.



Execute e Analise os Checklists

Execute e analise os seguintes Checklists: 

Executar caso os requisitos tenham sido modificados com relação à fase/iteração anterior;

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Análise.

Executar após a elaboração do modelo;

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Análise.

Caso tenha especificado Caso de Uso na iteração, deve-se executar seu checklist;

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para ser verificado em conjunto pela Seção de Análise e Seção de Desenvolvimento.

É importante que a pessoa a executar a tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.

Validação pelo Analista de Negócios
Gerente de Projeto deve validar os requisitos e casos de uso junto aos Analista de Negócios e a equipe de desenvolvimento para assegurar a consistência do projeto , a coerência entre os requisitos e as necessidades, priorizá-las, verificar a qualidade, identificar mudanças e novas demandas.
Informações Adicionais