Introdução
Em geral não é possível conhecer todas as necessidades dos Analistas de Negócios. Esteja atento a todos os riscos do
projeto, compreenda todas as tecnologias envolvidas no projeto ou saiba como trabalhar com seus colegas. Mesmo sendo
possível conhecer todas essas coisas, elas estão suscetíveis a mudanças durante o ciclo de vida do projeto. Promova
práticas que permitam à equipe demonstrar valor incremental e conseguir feedback rápido e contínuo dos Analistas de
Negócios.
A intenção por trás deste princípio é obter feedback contínuo e melhorar o produto e o processo da equipe de projeto.
Quando você fornece uma estrutura e cria uma mentalidade para melhoria e feedback contínuos, as mudanças são acomodadas
mais facilmente. Adicionalmente, o feedback é captado antecipadamente e constantemente e os riscos de alta prioridade
são confrontados mais cedo no projeto. Ao identificar e atacar constantemente os riscos passará a existir mais
confiança no progresso e na qualidade do projeto.
Não somente o produto evolui, mas a equipe também encontra melhores formas de trabalhar em conjunto e se envolver com
os Analistas de Negócios. O processo seguido pela equipe pode ser ajustado apropriadamente para alavancar as lições
aprendidas e ajustar o andamento e as necessidades do projeto.
Práticas
Desenvolva seu projeto em iterações
Desenvolver um sistema com um único passo linear é difícil porque isto torna muito custosa a incorporação de mudanças e
novos conhecimentos. Pior, isto pode atrasar a descoberta e a atenuação de riscos por que os esforços de
desenvolvimento são agendados tardiamente no ciclo de vida do sistema.
Divida o projeto em séries de iterações e
planeje seu projeto iterativamente. Esta estratégia de iteratividade permite entregar capacidades incrementalmente (tal
como um executável ou um conjunto usável de requisitos implementados e testados) que podem ser avaliadas pelos
Analistas de Negócios ao final de cada iteração. Isto provê ciclos de feedback rápidos e temporizados de forma que os
problemas possam ser tratados e as melhorias serem feitas a um custo mais baixo. Isto também é realizado enquanto você
ainda tem recurso e tempo disponíveis e você não tenha ido tão longe de forma que um retrabalho maior seja necessário.
O desenvolvimento iterativo habilita a equipe a melhorar o software constantemente durante seu ciclo de
vida de desenvolvimento.
Focalize as iterações no atendimento do próximo marco de gerenciamento
Um projeto pode parecer que está progredindo enquanto os riscos e os problemas não resolvidos estão crescendo. Divida o
projeto em fases (tais como Fase de Concepção, Fase de Elaboração, Fase de Construção e Fase de Transição), com cada fase tendo um marco de
gerenciamento claramente visível. O foco de cada iteração em uma fase é alcançar o marco.
Gerenciar Riscos
Protelar as questões sobre dificuldades e riscos para o final do projeto, aumenta o risco de cancelamento do projeto.
Esta procrastinação pode direcionar o investimento em tecnologias erradas, em um design ruim ou em um conjunto de
requisitos que não atendem as necessidades dos Analistas de Negócios.
Ataque os riscos
cedo, ou eles lhe atacarão. Identifique e priorize continuamente os riscos, e elabore estratégias para atenuá-los.
Determine o foco das iterações baseado nos riscos. Por exemplo, os riscos arquiteturalmente significantes devem ser
tratados cedo no projeto, no máximo até o final da fase de Elaboração, quando a arquitetura estiver aprovada e com
linha de base.
Aceite e gerencie as mudanças
As mudanças são inevitáveis, e embora as mudanças apresentem oportunidades para elevar o valor para o Analista de
Negócios, mudanças irrestritas resultarão num sistema inchado, deficiente e que não atende às necessidades destes. Além
disso, quão mais tarde uma mudança for feita no ciclo de desenvolvimento, mais custosa ela será.
Aceite e gerencie as mudanças. Aceitar as mudanças lhe ajuda a construir um sistema que atende as necessidades dos
Analistas de Negócios, e gerenciar as mudanças lhe permite reduzir o custo e melhorar a previsibilidade destas
mudanças. Mudanças que são executadas cedo no projeto podem normalmente ser feitas com custo limitado. À medida que o
projeto progride, as mudanças podem se tornar altamente custosas.
Para satisfazer as necessidades dos clientes, você normalmente precisa fazer mudanças no projeto, porém o cliente deve
ser avisado do impacto que estas mudanças causam no custo e no cronograma do projeto. Entenda o impacto de uma mudança
na fase corrente, e isole os membros da equipe das mudanças repentinas durante a iteração corrente. As solicitações de
mudança são revistas e priorizadas durante a iteração corrente, mas não são ativadas até serem atribuídas a uma
iteração futura. Documente as mudanças sempre que necessário.
Meça o progresso objetivamente
Se você não sabe objetivamente como o projeto está progredindo, você realmente não sabe se ele está caminhando para o
sucesso ou fracasso. A incerteza e a mudança tornam o progresso de um projeto de software difícil de ser medido
objetivamente, e as pessoas são levadas a fazer avaliações objetivas com informações subjetivas.
Tenha uma imagem clara do status do projeto medindo o progresso objetivamente. A melhor medida de progresso é a entrega
de software funcional, que é algo que você faz tendo uma abordagem evolucionária. Você pode também definir um conjunto
de métricas
objetivas a coletar durante uma iteração (por exemplo, requisitos que foram implementados e validados, quantidade de
defeitos relatados comparada com a quantidade corrigida) e revisá-lo.
Reavalie continuamente o que você faz.
Faça perguntas e verifique as suposições sobre o projeto, frequentemente. Encontre-se com a equipe regularmente para
acompanhar o status do projeto e identificar os riscos e questões. Isto pode ser feito diariamente quando a equipe se
reúne para compartilhar o status das responsabilidades individuais e identificar e tratar os problemas. Ao final das
iterações, avalie o status do que foi feito e busque por áreas de melhoria que podem ser tratadas na próxima iteração.
Faça uma revisão retrospectiva ao final do projeto e capture as lições aprendidas para executar projetos futuros de
forma mais eficiente.
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