Conceito: Métricas
Uma métrica é usada para interpretar medições, a fim de que os membros da equipe e os Analistas de Negócios possam conhecer o estado do projeto.
Relacionamentos
Descrição Principal

O que é uma métrica?

Nós distinguimos medida de métrica. Para esclarecer, vamos começar definindo o que se entende por medida e por métrica.

  • Medida: um item de dado bruto que é medido diretamente, e que será utilizado para calcular uma métrica.
  • Métrica: uma interpretação de uma medida ou de um conjunto de medidas que você utiliza para orientar o seu projeto. Por exemplo, o registro de quantos casos de teste finalizaram com sucesso e quantos falharam são medidas. A interpretação do nível de qualidade que isso indica e como reflete no progresso da equipe na iteração atual é uma métrica.

Por Que Medir?

As medições irão ajudá-lo principalmente a:

  • Comunicar eficazmente. A medição suporta a comunicação efetiva entre os membros da equipe e os analistas de negócios do projeto.
  • Identifique e corrija os problemas antecipadamente. A medição lhe permite identificar e gerenciar potenciais problemas no início do ciclo de vida de desenvolvimento.
  • Faça análises imparciais. A medição permite avaliar objetivamente o impacto das decisões, ajudando a equipe a tomar decisões de compensações para alcançar as metas do projeto da melhor forma.
  • Ajuste as estimativas. Registrar o cronograma, o progresso e as despesas dos projetos irá ajudar os membros da equipe a fazer estimativas mais confiáveis no futuro.

Desafios Potenciais

Existem diversos perigos quando se trabalha com métricas:

  • Elas podem ser muito onerosas. O benefício gerado pela métrica pode exceder o custo da sua obtenção. Mantenha suas medições simples e fáceis de obter.
  • Elas são péssimas substitutas da comunicação. Não use as métricas para substituir a comunicação. Os membros da equipe podem ajudar a decidir quais métricas fazem sentido para o projeto. Aplique as métricas, não só para controlar o projeto, mas para ajudar na melhora da colaboração da equipe. Perguntar às pessoas sobre o seu progresso é uma forma co-dependente de obter progresso.
  • Elas podem ser enganosas. Nenhuma métrica ou conjunto de métricas é perfeita. Além disso, as medições em que elas se baseiam podem ser manipuladas pelas pessoas que as capturam. Não confie simplesmente nas métricas para gerenciar um projeto.

Programas eficazes de métricas podem ser desafiadores para implementar, embora não em razão das estatísticas e análises complexas normalmente associadas com as métricas. Sendo assim, o desafio consiste em compreender quais métricas acrescentam valor ao projeto e à empresa, e quais procedimentos são mais eficientes para coletar e utilizar essas métricas.

Considere a implementação de apenas um punhado de métricas. É importante coletar somente as métricas que contribuam para a melhoria de uma área definida do seu processo de desenvolvimento de software. Se você não vai atuar em uma métrica, não a colete. É muito mais importante concentrar-se numa pequena quantidade de métricas, que são necessárias para você alcançar o que está querendo agora, do que em um amplo conjunto de métricas que podem ser "interessantes de acompanhar".

Exemplo de Métricas

Seguem abaixo algumas medidas comuns, e métricas associadas, utilizadas em projetos de desenvolvimento de software. Essas métricas ajudam as equipes a comunicar, identificar e corrigir problemas rapidamente, criar informações imparciais, e ajustar as estimativas. Exemplos de áreas de cobertura de métricas estão relacionados abaixo.

Qualidade de software

  • Registro de defeitos: quantidade de defeitos descobertos em relação aos resolvidos, por iteração;
  • Cobertura de caso de teste: quantidade de casos de teste executados em relação à quantidade total de casos de teste;
  • Cobertura de código: percentual do código que foi testado.

Tamanho funcional de um software

Informações Adicionais