Ao final de cada Sprint, uma Revisão da Sprint é realizada. Durante esta reunião, o
Time de Desenvolvimento apresenta o que foi realizado durante a Sprint. Tipicamente, esta
apresentação é feita na forma de uma demonstração das novas funcionalidades. O projeto é avaliado baseado na
Meta da Sprint, determinado durante a Reunião de Planejamento da Sprint. O ideal é que a equipe tenha concluído todos os itens do Backlog do Produto alocados para a Sprint, mas é mais importante que eles alcancem a Meta da Sprint.
Participantes da Revisão da Sprint, tipicamente inclui o Product Owner, o Time de Desenvolvimento, o Scrum Master e outros que se fizerem necessários, cujo feedback é considerado
importante.
O propósito da reunião da Revisão da Sprint não é o de se obter a aprovação formal dos clientes sobre
o que foi feito na Sprint, ou seja, polegar para cima ou carimbo de “aceito” no contrato. Não é
uma sessão de testes de aceitação, tampouco. A aprovação para se concretizar uma entrega deve ser feita em outro
momento, fora do contexto do Scrum.
O objetivo da reunião da Revisão da Sprint é de se obter feedback do cliente sobre o Incremento do Produto gerado na Sprint e, com isso, poder
frequentemente fazer ajustes de direção, diminuindo os riscos do projeto. É trabalho — e obrigação — do Time de Desenvolvimento e do Product Owner puxarem esse feedback dos clientes e demais partes interessadas
presentes. Convidá-los a usarem o produto ali mesmo. Instigar. Fazer perguntas. Mostrar alternativas. O Product Owner utilizará o feedback obtido nessa reunião como matéria-prima para modificar o Backlog do Produto para Sprints futuras. É, portanto, uma reunião de inspeção e adaptação do produto.
Algum cliente achou que algo não estava exatamente como ele queria? Excelente! Deixemos a postura defensiva de lado.
Não tenhamos medo. Nós não fizemos errado. Não estragamos tudo. Na realidade, já esperávamos por isso. Faremos de
tudo para acertar, claro, mas não é possível ler a mente de ninguém. E, mesmo que fosse, isso de nada adiantaria, pois
o cliente só saberá exatamente o que ele precisa após ver algo pronto. O produto, na cabeça do cliente, é construído
aos poucos, incrementalmente.
Mesmo quando der tudo errado e clientes entenderem que tudo o que foi feito na Sprint não serve para nada,
pelo menos obteremos esse feedback antes de gastarmos meses trabalhando naquilo. Gestão de riscos pura, não?
Ou seja, o espírito da Revisão da Sprint não é:
-
Cliente, o que fizemos está aprovado?
Mas talvez algo assim:
-
Cliente, agora que você está tendo a oportunidade de ver funcionando (e experimentar!) esse Incremento do Produto que fizemos para você nessa Sprint,
o que podemos modificar ou adicionar a ele para melhor atender às suas necessidades?
Uma vez que o foco da apresentação é colocado na Meta realizada, o Incremento do Produto pode ser demonstrado como um todo. Alternativamente,
muitos times apresentam e demonstram os itens desenvolvidos durante a Sprint um a um, do mais importante
ao menos importante. Clientes e demais presentes trabalham colaborativamente com o Time de Desenvolvimento e
com o Product Owner, fazendo perguntas e obtendo respostas sobre o que lhes está sendo
demonstrado, e apresentando suas ideias sobre o que esperam do produto nas próximas Sprints.
É uma excelente prática convidar os presentes a experimentarem diretamente o produto. Isso os estimulará a fornecerem
feedback e permitirá que este seja mais profundo e preciso. No entanto, a Reunião de Revisão não é uma
reunião para testes do produto e, assim, não deve ser utilizada para substituir práticas de testes que devam ser
realizadas ao longo da Sprint.
É igualmente interessante perguntar aos presentes o que esperam ver pronto nas próximas reuniões de Revisão da
Sprint. Ou seja, estimulá-los a elaborar sobre quais são as próximas necessidades de negócios mais importantes
a serem atendidas.
A partir do que foi e do que não foi gerado na Sprint, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento esperam que se tenha realizado a Meta da Sprint. Ou seja, que o problema
proposto para a Sprint tenha sido resolvido.
É importante observar que, para realizar essa Meta, o Time de Desenvolvimento não
necessariamente deverá ter completado todos os itens planejados. Salvo tenha havido algum impedimento prevenindo um
item importante de ser desenvolvido, geralmente os itens não prontos ao final da Sprint são os de mais baixa
importância para se realizar a Meta da Sprint.
O feedback obtido a partir da interação entre Time de Desenvolvimento, Product Owner e demais
presentes na reunião de Revisão da Sprint é usado pelo Product Owner como
matéria-prima para adicionar, remover ou modificar itens do Backlog do Produto.
É dessa forma que o produto é construído incrementalmente para melhor atender às necessidades dos seus clientes.
Caso haja, na reunião de Revisão da Sprint, itens da Sprint não prontos de acordo com a
Definição de Pronto, eles podem retornar ao Backlog do Produto e reaparecerem no próximo ou em alguma das próximas Sprint. Pode-se também decidir que
sejam eliminados, se assim fizer sentido a partir do feedback obtido ou de outras questões de negócio. É papel do Product Owner, e apenas dele, decidir o destino desses itens.
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