A Reunião de Planejamento da Sprint responde as seguintes questões:
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Qual é a Meta da Sprint?
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O que pode ser entregue como resultado do Incremento da próxima Sprint (que agregue valor
para o Product Owner)?
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Como o trabalho necessário para entregar o Incremento será realizado?
A Reunião de Planejamento da Sprint é realizada com a presença do Product Owner, Scrum Master e de todo Time de Desenvolvimento.
No formato tradicional, a reunião é dividida em duas atividades. Na primeira atividade, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento se reúnem para estabelecer o que será desenvolvido na Sprint corrente. Na segunda
atividade, o Time de Desenvolvimento planeja como o que foi estabelecido será desenvolvido,
geralmente por meio de tarefas de desenvolvimento.
Essas duas atividades são realizadas em dois momentos distintos, um após o outro, chamados não oficialmente de
“Sprint Planning 1” e “Sprint Planning 2”.
Sprint Planning 1
Na primeira parte da reunião, o Product Owner e o Time de Desenvolvimento colaboram, com a facilitação do Scrum Master, para definir o
que será desenvolvido na Sprint corrente. Eles escolhem, a partir do topo do Backlog do Produto,
quais itens farão parte do Backlog da Sprint.
O Product Owner explica as funcionalidades de maior prioridade para o Time de Desenvolvimento. O Time de Desenvolvimento faz perguntas que sejam suficientes para que eles possam, posteriormente, definir
quais itens eles irão mover do Backlog do Produto para o Backlog da Sprint. Ainda assim, podem acontecer o detalhamento e a evolução de um ou
mais itens em itens menores, a retirada ou inserção de algum item e reestimativas de itens que se façam necessárias,
caso se usem estimativas. Todo o Time Scrum colabora com o entendimento do trabalho da Sprint.
Essa colaboração se encerra quando o Product Owner e Time de Desenvolvimento concordam que itens, além dos que já foram apresentados, estarão acima de quanto o Time de Desenvolvimento acredita ser capaz de produzir. Essa decisão normalmente é tomada a partir da experiência do
time com Sprints anteriores.
Os itens selecionados fazem parte do Backlog da Sprint corrente. Essa lista de itens não gera um compromisso, mas trata-se apenas de uma previsão do Time de Desenvolvimento sobre o quanto acredita que será possível desenvolver durante a Sprint.
Uma vez que os itens estão escolhidos, o Time de Desenvolvimento e o Product Owner negociam e
estabelecem a Meta da Sprint, que é uma breve descrição do que pretende-se atingir na Sprint, e esta
fornece a orientação para o Time de Desenvolvimento sobre o porquê dele estar construindo o Incremento. O sucesso da Sprint será verificado
posteriormente durante a reunião de Revisão da Sprint,
baseado na Meta da Sprint em vez de em itens específicos do Backlog da Sprint.
Sprint Planning 2
Na segunda parte da reunião, o Time de Desenvolvimento planeja como será feito o desenvolvimento dos itens
escolhidos para o Backlog da Sprint.
Embora não haja um formato prescrito pelo Scrum, esse plano é geralmente expresso por tarefas a serem realizadas pelo
Time de Desenvolvimento durante a Sprint. Dessa forma, os membros do Time de Desenvolvimento trabalham percorrendo item a item entre os escolhidos para o Backlog da Sprint, e
quebrando cada um em um conjunto de tarefas correspondentes.
As tarefas são geralmente pequenas, representando no máximo algumas horas de trabalho. Tarefas maiores que um dia de
trabalho são de difícil acompanhamento e devem ser evitadas. Caso elas existam, a visibilidade que se ganharia durante
a Reunião Diária seria prejudicada, já que um membro do Time de Desenvolvimento poderia informar ao resto do time que ainda está trabalhando na mesma tarefa por vários dias
seguidos.
Uma vez que todos os itens selecionados para a Sprint estejam quebrados em tarefas, podem ser adicionadas estimativas para o
tempo de desenvolvimento de cada tarefa, de forma que seja possível acompanhar o progresso de seu trabalho em direção
ao final da Sprint por meio de um Gráfico de Burnup.
É importante destacar que todos os membros do Time de Desenvolvimento participam com poder igual de opinião e decisão sobre a
quebra dos itens em tarefas e das estimativas, se utilizadas.
O trabalho de definição e estimativa das tarefas não deve ser exaustivo nem completo. O Time de Desenvolvimento o
faz da melhor forma possível, com as informações e conhecimento que tem sobre os itens no momento da reunião.
Inevitavelmente, à medida que o Time de Desenvolvimento avança na Sprint e entende melhor o
trabalho que está realizando, novas tarefas surgirão para os itens do Backlog da Sprint,
outras não mais serão necessárias e desaparecerão, e estimativas, caso presentes, serão modificadas.
A participação do Product Owner na Sprint Planning 2 não é obrigatória. No
entanto, é altamente recomendado que, no mínimo, ele fique acessível e disponível para o Time de Desenvolvimento. O Product Owner pode ser requisitado pois, durante a reunião, poderão surgir dúvidas sobre os itens e sobre a
Meta da Sprint e elas devem ser sanadas o mais rapidamente possível.
Ao final da Sprint Planning 2, o Backlog da Sprint inicial estará concluído, contendo os itens escolhidos na Sprint Planning 1 e o plano
de como esses itens serão desenvolvidos. Pode ser interessante, nesse momento, que o Time de Desenvolvimento já
crie o Gráfico de Burnup, caso ele seja usado.
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