Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 17/07/2024 20:28:57

Aberta exposição sobre professores no Centro de Memória


Centro de Memória abre a exposição "Os professores e a Justiça do Trabalho"

Sob a regência do maestro Anderson do Nascimento, o Coral Paraná Em Cantos do TRT-PR deu início à solenidade de abertura da exposição "Os professores e a Justiça do Trabalho", na tarde de hoje (quarta-feira, 11), no Centro de Memória do Tribunal do Trabalho da 9ª Região (PR). O grupo apresentou Alvorada (Cartola), Estrela Estrela (Vitor Ramil) e Berimbau (Vinícius de Moraes e Baden Powell).

A seguir, houve o pronunciamento da presidente do Tribunal do Trabalho do Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão. "
Não é dado ao juiz, tampouco a ninguém, fazer acepção de pessoas ou de categorias profissionais. Não há para mim, contudo, profissão mais digna de admiração e reconhecimento que a do professor. Correu mundo a afirmação de Dom Pedro II, abro aspas: 'Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro'". No final do seu discurso, a magistrada lembrou que era necessário acrescentar: "os velhos e jovens professores, os mestres de ontem e de hoje, agraciados por Deus com essa missão tão digna e feliz, serão sempre merecedores da reverência de homens, mulheres e crianças.São condutores de almas, orientadores de sonhos, mentores da nossa capacidade de reflexão e raciocínio. A eles, que conosco mantém relação não só cognitiva, mas também sócio-moral, ética e de valor, o aplauso que nunca será demais repetir!"


Estiveram presentes à solenidade de abertura da exposição as seguintes autoridades:  vice-presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedroso dos Santos; chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná, procurador Ricardo Bruel da Silveira; o superintendente de desenvolvimento educacional do Estado, Jaime Sunye Neto; o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Aramis de Souza Silveira e o presidente do Sindicato dos Professores no Estado do Paraná, Sérgio Gonçalves Lima. Também participaram do evento, magistrados, servidores, professores e demais convidados.

A EXPOSIÇÃO
Integram a mostra, processos trabalhistas a partir da década de 1930, revistas de sindicatos, fotografias, mobiliário escolar, além de maquetes e pinturas em aquarela e em cerâmica de sedes de colégios estaduais. A exposição conta com o apoio das seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Superintendência de Desenvolvimento Educacional, Arquivo Público do Paraná e Colégio Estadual do Paraná. Também contribuíram os sindicatos paranaenses ligados ao ensino: Sinpropar, Sinpes, Sinepepr, Sismmac e APP.

PRIMEIRAS VISITAS
Os acadêmicos de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Grupo Educacional Uninter participaram, hoje, de visitação pública no Centro de Memória.
O Centro de Memória fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 (sede do TRT do Paraná), em Curitiba. Outras informações pelo e-mail memorial@trt9.jus.br ou pelos telefones (41) 3310-7741 e 3310-7715.














(
voltar)