Página gerada em: 18/12/2024 11:52:59
Jurista Milton Vianna é homenageado no TRT do Paraná
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região prestou, na manhã de hoje (quinta-feira, 8), mais uma homenagem ao jurista Milton Vianna - personalidade fundamental no processo que culminou com a instalação do TRT, em 17 de setembro de 1976. Na cerimônia, realizada no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná, houve descerramento de placa, discursos e apresentação musical.
Os desembargadores Rosemarie Diedrichs Pimpão (presidente do TRT-PR), Altino Pedrozo dos Santos (vice-presidente do TRT-PR) e Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, demais magistrados, advogados, servidores e representantes da família Vianna participaram do ato.
A música Ode à Alegria, de Ludwig Van Beethoven e Friedrich Von Schiller, abriu a cerimônia com a interpretação em harpa do servidor Ubiracy Severo Franco de Godoy.
A seguir, a presidente Rosemarie Pimpão falou sobre o processo de instalação do Tribunal: "O homenageado não viu o sonho dos paranaenses ser concretizado, pois faleceu pouco menos de dois anos antes da instalação efetiva, mas o processo político-institucional do qual esteve à frente já havia ultrapassado tantas etapas e obstáculos, que certamente nos deixou na convicção plena de que seria coroado de êxito o empreendimento".
Pela familia Vianna, discursou Danilo Vianna, reitor do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA, que agradeceu na oportunidade a Justiça do Trabalho do Paraná pela manifestação honrosa.
Ao som da música Fascinação, a presidente Rosemarie Pimpão e Danilo Vianna descerraram a placa em homenagem ao jurista Milton Vianna.
A PLACA
Da placa constam os seguintes dizeres: "O idealista, o gigante, o lutador, não esmorecendo nunca, em abril de 1973, trinta e três anos depois de lançar a ideia, ainda sustentava, e, com grande capacidade de arregimentação, reuniu todas as lideranças do Paraná (...) para homenagear o Ministro Russsomano e para reivindicar a instalação, em Curitiba, de um Tribunal Regional do Trabalho. No mesmo ano fez publicar os discursos então proferidos. Decorridos mais de três anos. foi instalado em Curitiba o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região." O texto citado foi escrito por Cássio Mesquita Barros, no artigo "Passado, presente e futuro do Direito do Trabalho, publicado na edição 110 da Revista de Direito do Trabalho, em 2002.
A EXPOSIÇÃO
A cerimônia de hoje encerra a exposição em homenagem ao jurista, aberta em 12 de setembro deste ano. Do acervo exposto constaram fotografias, documentos, banners, anotações, objetos pessoais e cartas - apresentando um pouco da história de Vianna.
O Centro de Memória fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 (prédio histórico da sede do TRT da 9ª Região), em Curitiba. Outras informações pelo telefone: (41) 3310-7741.
(voltar)