Página gerada em: 22/12/2024 05:41:52
Centro de Memória recebe acadêmicos de faculdade de Araucária
Alunos do curso de Direito da Faculdade Educacional Araucária (FACEAR) conheceram, hoje (segunda-feira, 19), o Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná, acompanhados da professora Andréa Arruda.
Visitaram o acervo do Centro, que inclui autos de processos, fotografias, vídeos, móveis e objetos que no passado fizeram parte do cotidiano desta Justiça, restaurados e preparados para o uso da comunidade.Tiveram, ainda, acesso a informações sobre a Justiça do Trabalho nos site do TRT-PR e à exposição permanente do Centro de Memória, que conta com acervo particular de magistrados e servidores aposentados.
OS COMUNICADORES
Também tiveram acesso à exposição "Os trabalhadores dos meios de comunicação e a Justiça do Trabalho", composta de objetos que contam a história do jornalismo paranaense. Integram a mostra 35 autos de processos trabalhistas de profissionais da área de comunicação (jornalistas, radialistas e técnicos) tramitados desde 1939, álém de fotografias, jornais e equipamentos utilizados pelos trabalhadores de veículos de comunicação.O espectador pode conhecer a “caixa de sapato” – um equipamento usado durante muitos anos pelas emissoras de televisão para transmitir o som, conectando-se a uma linha telefônica. Também está em exposição a primeira câmera de vídeo da TV Paranaense, adquirida depois que nevou em Curitiba, em 1975, e que funcionava com a tecnologia eletrônica das fitas U-Matic. Os materiais expostos pertencem aos acervos da RPCTV (GRPCOM), Museu da Imagem e do Som (SEEC), Cinemateca de Curitiba (FCC) e família Bermudes.
A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até a primeira quinzena de setembro. Outras informações: memorial@trt9.jus.br , (41) 3310-7741 e (41) 3310-7715.
(voltar)