Página gerada em: 03/04/2025 05:46:54
Exposição "Os ferroviários e a Justiça do Trabalho no Paraná", no Centro de Memória
De 15 de março a 15 de junho, a mostra "Os ferroviários e a Justiça do Trabalho" estará aberta à visitação no Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 9ª Região, na sede do TRT, em Curitiba. A exposição será composta por autos de processos trabalhistas desde 1941, fotografias de trabalhadores, quadros e filmes, além de diversos instrumentos de trabalho da categoria (como sinos, apitos, telégrafos, relógios, lanternas, telefones, balanças) - peças que compõem o relato vivo de uma significativa parte da história dos trabalhadores ferroviários.
A FERROVIA PARANAGUÁ-CURITIBA
Inaugurada em 1885, a Ferrovia Paranaguá-Curitiba trouxe o desenvolvimento ao Paraná e uma nova categoria de trabalhadores: os ferroviários. O primeiro regulamento dos maquinistas e foguistas das "marias-fumaça" data de 1893, as exigências para admissão passavam pela alfabetização e a condução regular dos trens nas velocidades impostas pelo horário. A construção de muitos trechos no Paraná e em Santa Catarina deu origem à ferrovias autônomas, reunidas em 1942; nascia, assim, a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina – RVPSC. Em 1957, foi criada a Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA. Sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério dos Transportes, a RFFSA foi incluída, em 1992, no Programa Nacional de Desestatização e dissolvida em 1999, quando teve início a liquidação. Ativos operacionais, como locomotivas e vagões, foram arrendados às concessionárias. Sua extinção aconteceu em 2007.
ACERVO DO TRT DA 9ª REGIÃO
No acervo histórico do TRT da 9º Região encontram-se centenas de autos de processos dos ferroviários. Entre partes e testemunhas há foguista, limpador, guarda-freios, maquinista, manobreiro, guarda-chaves, conferente, inspetor de estação, telegrafista, agente de estação, ajustador, mestre de ofícios e dentre muitas outras.
SERVIÇOS
Período: De 15 de março a 15 de junho de 2012
Abertura solene: 15 de março, às 18 horas
Horário de visitação: das 10h às 19h
Local: Centro de Memória do TRT da 9ª Região (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 / (esq. com a Rua Visconde do Rio Branco), em Curitiba – PR
Informações: (41) 3310-7741
Apoio: IPHAN e Museu Ferroviário
(voltar)