Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 17/07/2024 21:36:01

Encontro do Centro de Memória: resultado positivo


Doações e troca de experiências no segundo encontro do Centro de Memória

O segundo encontro "Memória da Justiça do Trabalho: ampliação do acervo por meio da confraternização entre magistrados e servidores aposentados" foi realizado na tarde da útima sexta-feira (25 de março). Cerca de 40 pessoas participaram desta edição. Dentre eles, os ex-presidentes Pedro Ribeiro Tavares,  Indalécio Gomes Neto, José Fernando Rosas e Pretextato Pennafort Taborda Ribas Neto.

Sob a maestria de Anderson Nascimento, o evento foi aberto com apresentação de músicas regionalistas pelo Grupo Vocal do Sinjutra. Dentre as canções: Prenda Minha - Chimarita, Noites Gaúchas (Rio Grande do Sul), Lagoa da Conceição, Velha Rendeira (Santa Catarina), Terra Canção (Paraná) e "Canções do Sul". Os servidores que se apresentaram na ocasião são:
Maria Paula, Tania Basilio, Edson Morotti, Georgete Zagonel, Ana Cristina Gabardo, Cibelle Llima, Elisabete Zelenski, Suelen kupski, Maria de Lourdes Pinheiro e Dilma Cyrino.

Após, foi apresentado audiovisual sobre a história da Justiça do Trabalho e o Centro de Memória, elaborado pela Comunicação Social do TRT da 9ª Região.

A vice-presidente do Tribunal representando a Presidência, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão (na fotografia, com os ex-presidentes Indalécio Neto, Pretextato Ribas Neto, Pedro Tavares e Fernando Rosas, a partir da esquerda), fez uma saudação emocionada na abertura do evento, citando a importância de encontros com essa temática para que aqueles que fizeram a história da 9ª Região sejam lembrados. Após uma breve retrospectiva sobre cada gestão presidencial, a vice-presidente convidou os ex-presidentes para falarem sobre suas carreiras na Justiça do Trabalho do Paraná. Em nomes dos servidores, Célia Vaz deu um breve testemunho sobre a história da Justiça do Trabalho.

ACERVO AMPLIADO
Com vistas ao crescimento do acervo do Centro de Memória, foram gravados depoimentos com os juízes Stélio Olivé Malhadas e Claudiana Becker e com o servidor Artur Palu Filho, que em breve estarão disponíveis na videoteca do Tribunal.

Na oportunidade, o juiz aposentado Stélio também fez doações para o Centro de Memória: discurso do seu pai, o juiz Julio Malhadas (então presidente da JCJ de Curitiba), na solenidade de inauguração da JCJ de Londrina; reportagem sobre a inauguração da Junta londrinense no jornal O Estado de São Paulo de 11/12/1962 e cinco fotografias (duas da instalação da JCJ de Londrina e três da instalação da 2ª JCJ de Curitiba, em 19/12/1962). O registro fotográfico da 2ª JCJ é do gabinete, da sala de audiência e de juízes, servidores e vogais. Essa última tem publicação nesta notícia. Da esquerda para a direita: Antônio Alceu Filippetto (distribuidor), Carlos Langer Netto (chefe da Secretaria da 2ª JCJ de Curitiba), Rodney Francisco M. Oliveira (servidor da 2ª JCJ de Curitiba), Miguel Krug (oficial de Justiça da 2ª JCJ de Curitiba), Rubens Von Hartenthal (vogal empregados da 2ª JCJ de Curitiba), Leonardo Abagge (suplente de juiz do trabalho), Osvaldo do Nascimento (vogal empregadores da 1ª JCJ de Curitiba), Barão Demil Cores (vogal empregados 1ª JCJ de Curitiba), Antonieta Galucci (servidora da 2ª JCJ) e Rosely Salgado Von Hartenthal (servidora da 2ª JCJ de Curitiba). Também foram doadas ementas publicadas no Decisório Trabalhista de dezembro de 1987.

A TERCEIRA EDIÇÃO
A terceira edição do encontro está prevista para agosto deste ano. O Centro de Memória está aberto à visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, no prédio histórico que abriga a sede do TRT da 9ª Região.

(voltar)