Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 17/07/2024 20:30:42

Centro de Memória: três anos em atividade


17 de junho: aniversário de três anos de inauguração do Centro de Memória


Hoje (17 de junho), o Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná está completando três anos de atividade. No discurso de inauguração do museu, o desembargador Ney José de Freitas (então presidente do TRT-PR) ressaltou a relevância da memória para as instituições. "Nós temos os registros em áudio das primeiras sessões realizadas no Tribunal, em 1976, uma coleção fotográfica extremamente importante, praticamente toda ela já digitalizada, e os móveis das primeiras unidades judiciárias paranaenses. Essa parte da memória interna do TRT será disponibilizada à comunidade, assim como aquela parte do acervo que abrange mais amplamente a sociedade e que ficará disponível para economistas, sociólogos, historiadores e outros interessados na pesquisa científica."


ACERVO
O acervo do Centro de Memória inclui autos de processos, fotografias, vídeos, móveis e objetos que no passado fizeram parte do cotidiano desta Justiça, restaurados e preparados para o uso da comunidade. Consta, da exposição permanente, ainda, acervo particular doado por magistrados e servidores aposentados.


EXPOSIÇÃO
Além do acervo permanente, o Centro de Memória realiza exposições temporárias - com temas relacionados ao trabalho. Até o momento já foram organizadas mostras sobre os trabalhadores portuários, ferroviários e da construção civil. Desde março deste ano está aberta à visitação a mostra "Os trabalhadores rurais e a Justiça do Trabalho". A atual exposição conta com 24 autos de processos trabalhistas, do período de 1979 a 1984 – oriundos da então Junta de Conciliação e Julgamento de Cornélio Procópio - tendo trabalhadores das mais diversas atividades agrícolas como partes. Integram a exposição, ainda, fotografias de diferentes acervos, como o de Jorge Takano - que retratam o trabalhador rural nas plantações de rami. Fotografias das culturas de café, trigo, algodão, cana de açúcar, milho, arroz etc., bem como ferramentas de trabalho, artesanato e livros sobre movimentos sociais rurais estão disponíveis para apreciação.


SEMANA DE MUSEUS

O Centro de Memória participou das 10ª e 11ª Semanas de Museus em 2012 e 2013. Dentre as diversas atividades programadas para os dois eventos, foram realizadas três palestras. No ano passado, o professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Rinaldo José Varussa proferiu conferência sobre o tema "Processos judiciais trabalhistas e a pesquisa em História". No evento deste ano, o desembargador aposentado Pretextato Pennafort Taborda Ribas Neto (presidente do TRT-PR / gestão 1997-1999) falou sobre os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho. Também em 2013, o professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná Luís Fernando Lopes Pereira - doutor em História Social (USP/SP) - proferiu palestra sobre "Museu e Memória – Trajetória e Desafios".


UEM
Em março de 2012, o Centro de Memória começou a efetuar o inventário de processos históricos da década de 1930 em diante, que haviam sido cedidos à Universidade Estadual de Maringá. A cedência por empréstimo àquela instituição de ensino teve a finalidade fomentar a pesquisa, de acordo com a Resolução Administrativa 65/1990, de 3 de julho daquele ano. Os respectivos autos trabalhistas, cerca de 134 mil, são oriundos das então Juntas de Conciliação e Julgamento de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Londrina. A devolução está acontecendo em levas periódicas. No laboratório do Centro de Memória, esse material que retorna é todo higienizado e inventariado. Até agora já foram resgatados cerca de 65 mil autos.

 

BALANÇO

Nesses três anos, o Centro de Memória recebeu a visita de aproximadamente dois mil estudantes universitários e do ensino médio, acompanhados de seus professores, com o intuito de conhecer de perto a realidade do Judiciário Trabalhista. Em sua página, no site do Tribunal, foram disponibilizadas até esta data mais de 10 mil fotografias de eventos realizados desde a instalação do TRT da 9ª Região. Também estão disponíveis na internet, cerca de 400 autos de processos desde o ano de 1936, quando as Juntas de Conciliação e Julgamento (Varas do Trabalho) eram então vinculadas ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

 

VISITAÇÃO
O Centro de Memória está localizado na área central de Curitiba, no prédio histórico que sediou o Clube Rio Branco, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528. O horário de funcionamento é das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail
memorial@trt9.jus.br e/ou pelos telefones (41) 3310-7741/3310-7715.

 

 

(voltar)