Nota de Pesar - Papa Francisco
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) lamenta a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21 de abril) e presta solidariedade neste momento de luto aos mais de um bilhão de católicos no mundo, 183 milhões deles no Brasil e 7,2 milhões no Paraná.
O Pontífice liderou reformas na Igreja Católica e transformou-se em exemplo de simplicidade, franqueza e conciliação ao conectar a instituição religiosa com as dores humanas no século XXI. O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, lembrou que entre seu legado está a busca por um novo modo de vida para a Humanidade, que promove o cooperativismo em detrimento ao individualismo.
"A Encíclica `Laudato Si' (2015), sobre os cuidados ambientais com o planeta - nossa Casa Comum - deve ser um farol para o sistema produtivo global. Nela, ele valoriza a importância do trabalho para integração social e com a natureza ao dizer que: `renunciar a investir nas pessoas para se obter maior receita imediata é um péssimo negócio para a sociedade.' A responsabilidade coletiva que Francisco nos inspira é um alento para esse momento", concluiu.
Arte: Luciana Fontana / Ascom TRT-PR com fotografia de Tânia Rêgo/ABr