Ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues é homenageado com a Ordem das Araucárias
O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff (à esquerda) entrega o
diploma da Ordem das Araucárias ao ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues.
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Douglas Alencar Rodrigues recebeu nesta quinta-feira (10) a Ordem do Mérito Judiciário do TRT-PR, a Ordem das Araucárias, no grau Grã-Cruz. A entrega da homenagem foi feita pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Célio Horst Waldraff. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Presidência e contou com a presença do vice-presidente, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, e da diretora da Escola Judicial (EJ), desembargadora Ana Carolina Zaina, além de outros desembargadores(as) da corte trabalhista paranaense e advogados e advogadas.
¿Conheço o senhor, ministro, desde que militávamos no movimento associativo, eu na Amatra X (Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região) e vossa excelência já na Anamatra (Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho). Desde esse tempo, venho acompanhado essa trajetória extraordinária, que culmina agora com atuação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). (Esteve) sempre disponível (a estar presente no Paraná) quando solicitado a compartilhar o conhecimento e as experiências oriundas de toda essa trajetória¿, destacou o presidente, desembargador Célio Waldraff, no discurso em homenagem ao ministro.
O ministro Douglas Alencar Rodrigues destacou a excelente relação institucional e jurídica com o TRT-PR durante a cerimônia. ¿Tenho muito apreço e muita admiração pela 9ª Região, os acórdãos são muito bem fundamentados. Nessa semana inclusive, a ministra Morgana (Richa) e eu, discutiámos um caso envolvendo um tema complexo - e cada vez mais presente - de manipulação de ações civis coletivas, e os casos do Paraná sempre nos convidam a reflexões mais profundas¿, salientou.
Carreira
Douglas Alencar Rodrigues completa neste mês onze anos como ministro da mais alta corte trabalhista do país. Ele é doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Direito das Relações Sociais pela mesma universidade. Ingressou na magistratura em 1990 como juiz do Trabalho no TRT-15, com sede em Campinas-SP. A partir de 1992, passou a atuar no TRT-10, com sede em Brasília-DF. Exerceu ainda a presidência da Associação dos Magistrados do Trabalho da 10ª Região (1995/1999), foi vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Desde 2002 é professor titular do Centro Universitário IESB nas disciplinas de Direito Material do Trabalho e Processual do Trabalho. Leciona ainda no curso de Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios da instituição. É membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), da Academia Brasileira de Direito Portuário e Marítimo (ABDPM) e do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais (IBEC).
A entrega da homenagem ao minsitro ocorreu no Gabinete da Presidência do
TRT-PR e contou com a presença desembargadores(as) e advogados(as).
Texto: HC / Ascom TRT-PR