Robô automatiza comunicações entre unidades no processamento de precatórios trabalhistas no TRT-PR
O projeto Solária, que desenvolve robôs para execução de tarefas repetitivas no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), tem um novo integrante: o RJ25. Desenvolvido a partir de solicitação do Juízo Auxiliar da Presidência em Precatórios, o novo robô atua no processamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) federais e Precatórios.
O RJ25, ao ser acionado pela Secretaria de Precatórios do TRT-PR, realiza a juntada automática de decisões proferidas pela Presidência do Tribunal ou por seu Juízo Auxiliar em Precatórios aos autos do processo de origem no PJe de primeiro grau. Além disso, o novo robô auxilia a unidade judiciária no controle dos prazos para o cumprimento dessas decisões. A expectativa é que a nova ferramenta de automação agilize o fluxo da comunicação com as Varas do Trabalho e a resolução de incidentes ocorridos no âmbito do processamento de RPVs federais e Precatórios.
Solária
O projeto Solária foi criado em 2021 para automatizar tarefas repetitivas e acelerar os trâmites processuais em ações trabalhistas do TRT-PR. Atualmente, 22 robôs atuam em primeiro e segundo grau em tarefas que antes eram desenvolvidas pelos servidores, o que agiliza a execução de ações.
Em setembro de 2024, o projeto Solária atingiu a marca de mais de 100 mil horas economizadas com o trabalho dos robôs. O número representa a jornada de oito horas de trabalho de um servidor durante 52 anos ou o equivalente ao trabalho de 13 servidores por mês durante três anos.
Texto: Márcio Lopes / Ascom TRT-PR