Corregedor do TRT-PA/AP conhece boas práticas da Corregedoria do TRT-PR
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) recebeu visita institucional do corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-PA/AP), desembargador Luis José de Jesus Ribeiro. O objetivo da visita foi a troca de experiências e práticas entre as duas corregedorias, visando inovar as atividades e trazer melhorias aos serviços prestados à sociedade. O presidente em exercício do TRT-PR, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, e o corregedor regional, desembargador Benedito Xavier da Silva, recepcionaram o visitante. O encontro ocorreu no dia 29 de janeiro, na sede da Justiça do Trabalho paranaense, em Curitiba. Também participaram do encontro a juíza auxiliar da Corregedoria Regional do TRT-PR, magistrada Hilda Maria Brzezinski da Cunha Nogueira, e servidores de ambos os tribunais.
O desembargador Benedito Xavier da Silva e sua equipe apresentaram as experiências da Corregedoria paranaense com projetos que aprimoram os processos de promoção e acesso de magistradas(os). Ainda, explicaram os painéis gerenciais (e-Correição, Painel Dinâmico de Tarefas no PJe e o Painel da Magistratura), que oferecem um panorama do funcionamento e produtividade de cada Vara do Trabalho, ferramentas que podem ser acompanhadas por unidade para melhor planejamento de suas atividades. O Projeto Solária, com seus robôs que automatizam rotinas das varas, também foi objeto de análise, assim como o Projeto Garimpo, que trata do saneamento das contas judiciais existentes em processos arquivados definitivamente.
Também foi destacada a cooperação com juízes, diretores de secretaria e servidores durante as correições ordinárias. “É um trabalho conjunto”, ressaltou o corregedor regional do TRT-PR, frisando que todos os servidores da vara acompanham a análise dos dados e as orientações do corregedor e de sua equipe. O magistrado explicou, ainda, a gestão e os métodos de trabalho da Corregedoria Regional do TRT-PR e sua estrutura física e de pessoal que, destacou o desembargador, deverá permanecer, em sua maior parte, fixa na unidade, buscando um quadro permanente e qualificado para as atividades típicas da Corregedoria.
“Houve um tempo em que os tribunais trabalhavam muito com o conceito de ‘ilhas de excelência’, e não se comunicavam. Então, a ideia dessas visitas é extrair o que tem de melhor em cada tribunal, para que possamos, através de uma cooperação judiciária, produzir melhores resultados, tanto sob o aspecto técnico – a produtividade -, como também sob o aspecto da gestão de pessoas”, declarou o desembargador Luis José sobre o encontro com a Corregedoria do TRT-PR.
Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
Fotografia: Jason Silva / Ascom TRT-PR