96 Varas do Trabalho recebem o Selo de Excelência 2024 da Corregedoria, 12 são Diamante
Cerimônia de Abertura do Ano Correcional de 2025 no TRT-PR.
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) bateu recorde no número de Varas do Trabalho que receberam o Selo de Excelência da Corregedoria Regional, o que demonstra o aprimoramento dos serviços prestados pelas unidades judiciárias do Tribunal. Das 97 varas, 96 atingiram a nota mínima para recebimento da premiação. Em 2023, foram 92 unidades agraciadas. Outro destaque foram as 12 Varas que atingiram a pontuação máxima (100), quatro a mais do que no ano anterior. O resultado do Selo de Excelência de 2024 foi divulgado no último dia 31 pelo corregedor regional, desembargador Benedito Xavier da Silva, durante a Abertura do Ano Correcional de 2025 no TRT-PR.
O evento ocorreu em uma videoconferência que contou com a presença do presidente em exercício do Tribunal, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, do corregedor regional do TRT da 8ª Região (TRT-PA/AP), desembargador Luis José de Jesus Ribeiro - em visita institucional ao TRT paranaense -, juízas(es) e diretoras(es) de secretaria de Varas do Trabalho.
O presidente em exercício, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, falou sobre a necessidade da eficiência da Administração Pública e o compromisso da Justiça do Trabalho com a sociedade. O corregedor regional, desembargador Benedito Xavier da Silva, destacou a importância do planejamento, de projetos e da identificação das prioridades na execução das atividades do Tribunal. Pontuou a relevância da cooperação, do aproveitamento da criatividade e de novas ideias, com o objetivo de alcançar metas sem afetar a saúde e a qualidade de vida de magistradas(os) e servidoras(os). "Agradeço o trabalho valoroso de todos. Acredito que 2025 será um ano exitoso. Digo isso porque conheço a `família Justiça do Trabalho': sempre dedicada e comprometida com o jurisdicionado".
As varas com nota máxima, que receberão o Selo de Excelência na Categoria Diamante, são as seguintes:
- 2ª Vara do Trabalho de Apucarana
- Vara do Trabalho de Bandeirantes
- 1ª Vara do Trabalho de Colombo
- 18ª Vara do Trabalho de Curitiba
- 22ª Vara do Trabalho de Curitiba
- Vara do Trabalho de Irati
- 1ª Vara do Trabalho de Londrina
- 7ª Vara do Trabalho de Londrina
- 1ª Vara do Trabalho de Maringá
- Vara do Trabalho de Pinhais
- 3ª Vara do Trabalho de Ponta Grossa
- Vara do Trabalho de Wenceslau Braz
Veja relação completa dos premiados ao lado.
CLIQUE E ACESSE A RELAÇÃO EM FORMATO PDF.
Critérios de 2024
A Corregedoria Regional adotou em 2024 novos critérios para premiar as Varas do Trabalho. Em 2023, a unidade que fizesse 70 pontos ou mais recebia o Selo de Excelência. Em 2024 foram criadas quatro categorias de excelência: Categoria Bronze (60 a 74 pontos), Categoria Prata (75 a 89 pontos), Categoria Ouro (90 a 99 pontos) e Categoria Diamante (100 pontos). Além das 12 varas que receberam o reconhecimento na Categoria Diamante, 36 obtiveram pontuação para a Categoria Ouro, 34 para a Categoria Prata e 14 para a Categoria Bronze.
Critérios de 2025
Em 2025, as categorias continuam as mesmas, mas a avaliação será dividida em quartis, em substituição ao ranqueamento individual. A nova forma de avaliação segue o modelo empregado pelo Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Assim, o quarto quartil corresponderá à Categoria Bronze, desde que atinja a pontuação mínima de 60 pontos, o segundo e terceiro quartis à Categoria Prata e o primeiro quartil à Categoria Ouro. Dentro da categoria ouro, as cinco unidades com maior pontuação receberão o Selo de Excelência na Categoria Diamante.
Outra novidade é o período de avaliação do desempenho das varas. Não será mais de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro 2025. Ficou definido que o intervalo será de 20 de dezembro de 2024 a 19 dezembro de 2025. Essa mudança buscará evitar distorções no resultado, uma vez que a unidade pode receber grande número de processos durante o recesso, não podendo tramitá-los durante esse período, prejudicando os números alcançados após um ano de trabalho de excelência.
A Corregedoria informa, ainda, que as varas que ultrapassarem as metas e desafios, terão seus esforços recompensados com pontos bônus.
O Selo de Excelência da Corregedoria do TRT-PR foi instituído em 2016 na gestão do desembargador aposentado Ubirajara Carlos Mendes na Corregedoria Regional. É um incentivo para aumentar a eficiência na solução de processos, assegurar maior efetividade na execução, estimular a conciliação, reduzir prazos médios, estimular a governança e a gestão participativas e assegurar uma comunicação institucional integrada. O Selo de Excelência conduz as varas do trabalho a alcançarem resultados positivos nas metas judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros desafios.
Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
Fotografia: Jason Silva / Ascom TRT-PR