Nota pública - Dois anos do ataque à Democracia
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) não esquecerá. Lembramos hoje (8), com desejo de Justiça, o aniversário de dois anos dos ataques contra os Poderes da República em Brasília-DF, em 8 de janeiro de 2023.
Nos últimos meses acompanhamos com serenidade o avanço das investigações policiais sobre o planejamento, organização e a execução de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil com foco direcionado ao Poder Judiciário. Naquela oportunidade, o ódio manifestado contra a Democracia se materializou de forma mais contundente na veemência da tentativa de destruição do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), a principal instância jurídica do país.
Não há flexibilização na defesa do Estado Democrático de Direito. A História do Brasil deixa claro o perigo de contemporizar com aqueles que não respeitam a Democracia e, dessa forma, as conquistas econômicas e sociais da Constituição de 1988. Portanto, exaltamos novamente a capacidade de convívio pacífico com as diferenças, fiéis à tradição deste Tribunal.
Reafirmamos a confiança nas instituições policiais e judiciárias para que todos os envolvidos na tentativa de golpe de Estado sejam devidamente responsabilizados e punidos, com a garantia da presunção de inocência e ampla defesa. O Brasil do século XXI deve aprender e superar os erros do Brasil do século XX.
Desembargador Célio Horst Waldraff – presidente do TRT-PR