Desembargador Luiz Fernando Keppen, presidente do TJ-PR, recebe a Ordem das Araucárias
A Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da 9ª Região foi entregue em 17 de dezembro, em Curitiba, ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. A honraria, denominada Ordem das Araucárias, foi outorgada no Grau Grã-Cruz. A entrega foi feita pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Célio Horst Waldraff, conterrâneo (ambos são de União da Vitória) e amigo do homenageado.
O presidente Célio falou sobre a trajetória do desembargador Luiz Keppen, “uma vida dedicada ao seu ofício. É uma homenagem justa e necessária”. Destacou a sua amizade pelo presidente do TJPR. “Uma amizade próxima, que nos une principalmente por certos princípios que nos têm orientado no curso dessa atuação jurisdicional, não apenas na presidência, mas no curso de toda a vida, devotada à causa da justiça. Eu me espelho em Vossa Excelência. É um privilégio o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná poder premiá-lo com a nossa comenda, o que valoriza ainda mais essa distinção”.
Emocionado, o desembargador Luiz Keppen agradeceu a homenagem e a todos os presentes. Ressaltou que o TRT e o Tribunal de Justiça do Paraná são considerados entre os melhores tribunais do país. “Por isso, nós temos que caminhar juntos, cada vez mais unidos (contra os que querem enfraquecer o setor público), cada vez mais buscando gestos como esse que hoje acabo de receber. Nós, em relação ao TRT, temos reciprocidade, respeito e admiração. Tudo o que solicitei ao desembargador Célio sobre as práticas administrativas modernas realizadas aqui, ele passou para o Tribunal de Justiça. Assim como nós, em relação a projetos que idealizamos e realizamos. Então, essa sinergia é fundamental para o desenvolvimento dos nossos tribunais e, sobretudo, para que possamos estabelecer uma boa relação”, declarou o homenageado, que terminará sua gestão frente ao TJPR em fevereiro de 2025.
A homenagem ocorreu no Gabinete da Presidência do TRT-PR e contou com a presença do vice-presidente da Instituição, desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, do procurador-chefe da Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), procurador Alberto Emiliano de Oliveira Neto, de magistrados do TRT-PR e do TJPR e de servidores.
Comenda das Araucárias
A Ordem das Araucárias é uma iniciativa do desembargador Edmilson Antonio de Lima instituída na gestão da desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, em 2013. A honraria tem como objetivo distinguir e perpetuar a memória do labor de pessoas em prol do engrandecimento da Justiça do Trabalho.
O homenageado
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com especialização pela Escola da Magistratura do Paraná e mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Iniciou a carreira como juiz em abril de 1989, atuando nas comarcas de Umuarama, Alto Paraná, Campo Mourão, Londrina e Curitiba. Foi criador e coordenador do Projeto de Resolução Alternativa de Conflitos do Juizado Especial de Curitiba, nos anos de 2001 e 2002, e membro eleito do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na classe Juiz de Direito no biênio 2009/2011.
Em março de 2013, tomou posse como desembargador do TJPR. Foi eleito desembargador substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR) no biênio 2014/2016, assumindo a vice-presidência e a corregedoria do TRE-PR em fevereiro de 2015 e, no ano seguinte, a presidência daquela Casa, conduzindo o processo eleitoral de 2016. Presidente do Colégio de Diretores de Escolas Judiciárias Eleitorais do Brasil – CODEJE, no biênio 2016/2017, atuou como secretário do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais em 2016.
Como atividades associativas, atuou em diversas diretorias da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), ocupando, também, o cargo de diretor secretário adjunto da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em 2013. Destacou-se, ainda, como professor universitário, e sua contribuição acadêmica inclui a coautoria e organização de diversos livros sobre temas jurídicos.
Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2019/2021, recebeu várias honrarias e comendas, dentre elas destacamos a admissão na Ordem do Tribunal Superior Eleitoral – Assis Brasil – no Grau de Grande oficial em 2016. Seu trabalho é constantemente reconhecido pela sociedade paranaense, tendo recebido o título de Cidadão Honorário de Curitiba, de Ponta Grossa, de São Jerônimo da Serra, de Palmas e de Paranavaí. Presidente do TJPR no biênio 2023/2024, Corte que sob sua gestão recebeu o Selo Diamante do Prêmio de Qualidade do CNJ. Na Justiça Estadual, é a primeira vez que um tribunal de grande porte é agraciado com o Selo Diamante.
Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR