Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 03/01/2025 00:42:10

Livro lançado no TST traz relatos de pessoas com deficiência na Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 29/10/2024
Livro Tudo sobre nós, por nós. Há um livro em pé e outros empilhados, sobre uma mesa. Capa azul escuro com fotos das pessoas que prestaram depoimentos à obra.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) lançaram o livro “Tudo sobre nós, por nós! Trajetórias e Vivências de Pessoas com Deficiência da Justiça do Trabalho”. A obra faz parte do Projeto Memórias, Vivências e Experiências de Pessoas com Deficiência, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e traz depoimentos de 36 pessoas, entre magistradas(os) e servidoras(es) da Justiça do Trabalho, com diferentes tipos de deficiência. Três dos participantes são do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR): o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, o servidor Jorge Pires Neves e a servidora Fernanda de Almeida Santana.

A obra é dedicada "A todas as pessoas com deficiência que vieram antes e abriram caminho para que nossas vozes fossem ouvidas. A todas as gerações futuras de pessoas com deficiência que crescerão embaladas pelas nossas vozes que ecoam "nada sobre nós, sem nós". O lançamento do livro aconteceu em setembro durante o seminário “Ativismos para a Luta Anticapacitista no Trabalho”, que aconteceu na sede do TST em Brasília.

O seminário marcou também o lançamento oficial da Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência, no âmbito da Justiça do Trabalho. Aprovada em agosto pelo plenário do CSJT, a política traz conceitos inovadores sobre o tema e tem como objetivo estabelecer práticas, iniciativas e condutas efetivas com o intuito de promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas com deficiência e enfrentar o capacitismo.

A versão digital do livro pode ser acessada aqui. CLIQUE E LEIA

Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR