Entrega da Ordem do Mérito das Araucárias a 18 pessoas marca os 48 anos do TRT-PR
Magistrados e demais representantes do mundo jurídico reuniram-se com autoridades de outros poderes, advogados e servidores para celebrar os 48 anos do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). A solenidade ocorreu na sexta-feira, 13 de setembro, no plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede da instituição em Curitiba-PR. O evento foi marcado por homenagens às mulheres e homens que contribuíram ou que ainda contribuem para o desenvolvimento da Justiça do Trabalho do Paraná. Na ocasião, 18 pessoas foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias.
Houve, ainda, o lançamento do terceiro episódio da série documental “A história do Nona” que trata da primeira composição Tribunal (link para o documentário). O evento teve a presença do vice-presidente e presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga. O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, conduziu a solenidade e destacou, em discurso, a valorização da Humanidade que nos caracteriza em tempos de predominância da técnica e da tecnologia.
“Aprendi (...) que o que caracteriza o ser humano é a capacidade de sentir dor, não a dor física, mas a dor psicológica. Ou seja, quem sente dor pode sentir a dor do outro. Sente, portanto empatia. A inteligência artificial, como não pode sentir dor, não pode sentir empatia pelo ser humano. Aprendi também que o que caracteriza o ser humano é que nos tornamos responsáveis por todos aqueles que cativamos, como dizia Saint Exupéry. Ou seja, só o ser humano pode ser responsabilizado. Aliás, a responsabilidade é o que caracteriza a vida pública. Reflito essas experiências na atuação humana do juiz, que deve sentir emoções, sentir empatia por seu semelhante e poder ser responsabilizado por seus atos. Por essas razões, a inteligência artificial não pode substituir o ser humano: não tem emoções, não sente empatia e não pode ser responsabilizado. Por tudo isso, por mais que a técnica evolua, jamais poderá substituir o ser humano, inclusive o ser humano juiz”, declarou.
Após o discurso, o desembargador Célio Horst Waldraff liderou a entrega das homenagens, ao lado de desembargadoras e desembargadores do TRT-PR. A Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias é uma honraria que tem o objetivo de reconhecer mulheres e homens que se destacam na defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Humanos. A medalha foi outorgada em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Oficial.
Confira a lista dos agraciados:
Grau Grã-Cruz:
- Amaury Rodrigues Pinto Junior (ministro do TST)
- Ives Gandra Martins Filho (ministro do TST)
- Gláucio Araújo de Oliveira (subprocurador-geral do trabalho)
- Maria Cristina Irigoyen Peduzzi (ministra do TST)
- Maria Zuíla Lima Dutra (desembargadora do TRT da 8ª Região)
Grau Comendador:
- Carlos Alberto Gebrim Preto (deputado federal)
- Luiz Antônio Corona (advogado)
- Margaret Matos de Carvalho (procuradora do MPT)
- Patrícia Maeda (juíza auxiliar da Presidência do TST)
- Ricardo Marcelo Fonseca (reitor da UFPR)
- Sandro Lunard Nicoladeli (perito do Comitê de Liberdade Sindical da OIT)
- Wilson Ramos Filho (advogado e professor)
Grau Oficial
- Leomar Marshesini Zuravski (professora)
- Toto Lopes (artista plástico)
- Angélica Juste Camargo (servidora do TRT-PR)
- Ana Marcia Nogueira (servidora do TRT-PR)
- Alessandra Souza Garcia (servidora TRT-PR)
- Willians Franklin Lira dos Santos (servidor do TRT-PR)
Além do ministro Aloysio Corrêa da Veiga e do presidente Célio Horst Waldraff, compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; a sub procuradora-geral para assuntos de planejamento institucional do Ministério Público do Paraná (MP-PR), Terezinha de Jesus de Souza Signorini; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Luiz Osório Moraes Panza; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), Alberto Emiliano de Oliveira Neto; a defensora pública Thaisa Oliveira, da Defensoria Pública do Paraná; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX), Daniel Roberto de Oliveira; e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), Marilena Indira Winter.
Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR