Homenagens, exposições e documentário sobre a 1ª Composição marcam os 48 anos do TRT-PR
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) completará 48 anos no dia 17 de setembro. Eventos de celebração, homenagens e exposições sobre a Justiça do Trabalho paranaense marcarão o aniversário da Instituição neste ano. A principal atividade acontece na sexta-feira (13), quando ocorrerá uma solenidade comemorativa com a entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário das Araucárias. O evento será às 17h, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Tribunal, em Curitiba-PR, e terá a presença de autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo, do Ministério Público, entre outras.
Ao todo, 21 personalidades receberão a honraria, que tem o objetivo de reconhecer mulheres e homens que se destacam na defesa da Justiça do Trabalho e dos Direitos Humanos. A comenda, criada pela Resolução Administrativa n° 19/2013, será outorgada em três graus: Grã-Cruz, Comendador e Oficial. Confira a lista de homenageados que recebem a homenagem na sexta-feira (13) abaixo.
O vice-presidente e presidente eleito do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Aloysio Corrêa da Veiga, receberá a outorga da medalha Grã-Cruz no dia 12 de setembro, às 17 horas. A homenagem ao ministro ocorre na cerimônia de encerramento da Semana Institucional, evento promovido pela Escola Judicial e que reúne as magistradas e os magistrados de todo o Estado para debater questões sociais relacionadas ao mundo jurídico.
Resgate da Memória
Os três Centros de Memória do TRT-PR (Curitiba, Londrina e Maringá) também terão atividades especiais relacionadas ao aniversário de 48 anos. Nas exposições, o Tribunal disponibilizará informações e imagens históricas relacionadas à construção da Justiça do Trabalho no Paraná. O público terá acesso a processos de valor histórico, fotografias, documentos e objetos que evidenciam a importância da mediação do sistema produtivo paranaense, exercida pela justiça trabalhista.
Em Curitiba, duas exposições marcam o mês de setembro. A primeira, intitulada "Resgate da Memória do TRT9", busca conscientizar juízes, servidores e o público em geral sobre a importância da preservação da memória institucional, a fim de enriquecer o acervo histórico da Instituição. Ela ficará aberta até maio do ano que vem. Já a “Mostra Comemorativa sobre o Dia da Instalação do TRT-PR” exibirá de 16 a 20 de setembro imagens, documentos e jornais de 1976 que relembram e contextualizam a criação do TRT-PR.
Em Maringá, a “Exposição Comemorativa aos 48 Anos do TRT9” já está aberta e fica disponível para visitação até o próximo dia 13. A mostra é uma réplica daquela realizada no ano passado no Centro de Memória do TRT-PR. Em seguida, a mesma exposição será apresentada no Fórum Trabalhista de Londrina até o dia 4 de outubro.
Documentário
Na cerimônia de aniversário está previsto ainda o lançamento do terceiro episódio da série documental chamada de “A história do Nona”. O documentário trata da primeira composição do TRT-PR. Entre outros detalhes, explica como foi organizada a indicação de nomes para composição inaugural. Não havia precedentes para isso porque a criação do Tribunal paranaense foi o primeiro marco de expansão após a criação da Justiça do Trabalho na década de 40.
Os dois primeiros capítulos foram apresentados no ano passado. O primeiro capítulo trata das origens da Justiça Trabalhista no Paraná, ainda na esfera administrativa. E o segundo, aborda os movimentos políticos para viabilizar a criação do TRT-PR.
É possível assistir aos dois primeiros episódios na página do Centro de Memória do TRT-PR: CLIQUE AQUI.
Confira a lista dos homenageados na cerimônia de aniversário de 48 anos:
Grau Grã-Cruz:
- Amaury Rodrigues Pinto Junior (ministro do TST)
- Ives Gandra Martins Filho (ministro do TST)
- Gláucio Araújo de Oliveira (subprocurador-geral do trabalho)
- Maria Cristina Irigoyen Peduzzi (ministra do TST)
- Maria Zuíla Lima Dutra (desembargadora do TRT da 8ª Região)
Grau Comendador:
- Carlos Alberto Gebrim Preto (deputado federal)
- Luiz Antônio Corona (advogado)
- Margaret Matos de Carvalho (procuradora do MPT)
- Patrícia Maeda (juíza auxiliar da Presidência do TST)
- Ricardo Marcelo Fonseca (reitor da UFPR)
- Sandro Lunard Nicoledeli (perito do Comitê de Liberdade Sindical da OIT)
- Wilson Ramos Filho (advogado e professor)
Grau Oficial
- Leomar Marshesini Zuravski (professora)
- Toto Lopes (artista plástico)
- Angélica Juste Camargo (servidora do TRT-PR)
- Ana Marcia Nogueira (servidora do TRT-PR)
- Alessandra Souza Garcia (servidora TRT-PR)
- Willians Franklin Lira dos Santos (servidor do TRT-PR)
Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR
Arte: Emanoelly Maidell de Souza, com supervisão de Joel Gogola / Ascom TRT-PR