Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 22/11/2024 00:16:33

TRT-PR tem 19 servidores aprovados no Concurso da Magistratura do Trabalho

Notícia publicada em 23/07/2024
Fotografia de 21 pessoas reunidas, sendo 12 homens e 9 mulheres.
As futuras juízas e juízes do traballho junto com desembargadoras
e desembargadores do TRT-PR no Gabinete da Presidência.

.

Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) aprovados no 2º Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho foram recepcionados pelo presidente, desembargador Célio Horst Waldraff, para uma conversa sobre a futura carreira na magistratura. Além dos futuros juízes e do presidente, magistradas(os) e servidoras(es) compareceram para prestar homenagens aos aprovados. Dos 229 candidatos aprovados no concurso, 19 pertencem ao quadro de servidores do TRT-PR.

O presidente falou para as oito servidoras e onze servidores, que serão empossados no segundo semestre deste ano, que a aprovação não é o fim de um desafio, mas o início de um momento em que serão cobrados por toda a sociedade para que atuem com responsabilidade. “A magistratura não é um privilégio. Muito pelo contrário. Evidentemente que no curso da carreira alguns direitos sejam reivindicados, mas essa não é a prioridade que deve orientar a postura do magistrado. Nós estamos aqui para servir o povo e para atender a esse longo catálogo de direitos que a Constituição se comprometeu a concretizar na vida das pessoas”, declarou. O encontro ocorreu na tarde do último dia 12.

.

Fotografia do presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff, homem branco, parcialmente calvo, de óculos e que veste casaco de lã preta; ao lado do futuro juiz do trabalho, Marcio Aparecido da Cruz Germano da Silva, homem branco, de cabelos castanhos escuro e veste terno preto,camisa lilás gravata azul.
O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, recebeu
o até então servidor Márcio Aparecido da Cruz Germano da Silva,
primeiro juiz de 1º grau cego da Justiça do Trabalho no Brasil. 

Dentre os aprovados pertencentes ao quadro do TRT-PR, está Márcio Aparecido da Cruz Germano da Silva, que se tornará assim, o primeiro juiz de 1º grau cego da Justiça do Trabalho no Brasil. Márcio atua no gabinete do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, que foi nomeado desembargador em 2009, tornando-se o primeiro magistrado cego do Brasil.

Nas redes sociais Márcio comemorou a aprovação: “Após muitos anos de dedicação, persistência e resiliência, finalmente no último dia 13 recebi o resultado de minha aprovação na prova oral, 4ª e última etapa eliminatória do II Concurso Nacional Unificado para a Magistratura do Trabalho”.

 

.

A futura juíza Thais de Almeida entrou no quadro de servidores da Justiça do Trabalho em 2005 e atuou em diversas varas do trabalho e gabinetes. Ela acredita que o trabalho realizado com os desembargadores Ricardo Tadeu Marques da Fonseca e Marlene T. Fuverki Suguimatsu, onde trabalha atualmente, foram determinantes para que ampliasse o seu conhecimento tanto técnico-jurídico quanto de perspectiva de atuação no direito do trabalho a partir dos direitos humanos. “É preciso aprofundar cada vez mais o entendimento do trabalho na construção da dignidade e a importância do trabalho como ato humano. E isso a JT já vem fazendo”, observou.

.

O TRT-PR foi o tribunal regional de médio porte com o maior número de servidores aprovados no último concurso. Somente 2 tribunais de grande porte tiveram mais servidores aprovados – o TRT2 (SP), com 24 e o TRT4 (RS), com 21 aprovados. O resultado do concurso foi homologado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no dia 28 de junho. Na lista final de aprovados estão 138 mulheres e 91 homens. Sete são pessoas com deficiência e 14 autodeclaradas negras.

Após a posse, as novas juízas e os novos juízes iniciarão o Curso Nacional de Formação Inicial (CNFI), que é organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas, lado a lado. Ao centro o presidente do TRT-PR, homem branco, parcilamente calvo, de óculos e de casaco de lá preto, ao lado dele seis homens e seis mulheres, todos servidores que passaram no concurso para juiz e juíza.

Confira a lista de servidoras e servidores do TRT-PR aprovados:

- Rodrigo Nohlack Corrêa Cesar - 3ª VT São José dos Pinhais;

- João Lucas Pareta Degraf - 4ª VT Ponta Grossa;

- Bernardo Azeredo de Souza - Gab. Des. Arion Mazurkevic;

- Elisangela Belote Mareto - Gab. Vice-Presidência;

- Camila de Barros Lima Stambazzi - Gab. Des. Ricardo da Silveira;

- Diego Enrique Linares Troncoso - Gab. Des. Luiz Alves;

- Fernando Henrique Galisteu - 1ª VT Rolândia;

- Isabella Bechara de Lamounier Barbosa - Assist. aos Juízes do Trabalho Substitutos;

- Juliana Mattoso - Gab.  Des. Cláudia Pereira;

- Marcel Antonio Lima Rizzo – 2ª VT de Cascavel;

- Márcio Aparecido da Cruz Germano da Silva - Gab. Des. Ricardo Tadeu;

- Pablo Ezequiel Moreira - 2ª VT Cascavel;

- Thais de Almeida - Gab. Des. Marlene Suguimatsu;

- Renan Rigueira Carneiro Leão – Gab. Des. Janete do Amarante;

- Felipe Taborda - Gab. Des. Marco Mansur;

- Fernanda Musialak - Gab. Des. Marco Mansur;

- Luciane Mombach Ito - Gab. Des. Ricardo Tadeu;

- Ellen Balassiano – Gab. Des. Ana Carolina Zaina;

- João Felipe Arrigoni - Assist. aos Juízes do Trabalho Substitutos.



Texto: Marcio Lopes e Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR

Fotos: Jason Silva / Ascom TRT-PR