Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 27/07/2024 09:36:22

TRT-PR e o MPT-PR implantam projeto Cine Trabalho, que usará filmes para treinamentos

Notícia publicada em 19/07/2024
Fotografia de três pessoas, lado a lado, com dois homens e uma mulher. Da esquerda para à direita, procurador-chefe do MPT-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, homem branco de barba e óculos, usa terno e gravata azul com camisa branca; presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, homem branco, parcialmente calvo de óculos e usa terno com um casaco de lá preto; ambos seguram uma parta com o termo de cooperação; e a procuradora Cristiane Sbalqueiro Lopes, mulher branca de cabelos loiros até o ombro, usa saia rosa e blusa de lã branca com linhas em tons de roxo, verde, rosa e lilás.
O procurador-chefe do MPT-PR, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, segura o documento
assinado junto com o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff.
Ao lado, a procuradora Cristiane Sbalqueiro Lopes.

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (PRT9) firmaram um Termo de Cooperação para a implementação do Projeto Cine Trabalho, que promoverá a exibição de filmes relacionados ao mundo do trabalho e debates sobre os temas retratados nas obras.  O documento foi assinado na sexta-feira (12) pelo presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, e pelo procurador-chefe da PRT9, Alberto Emiliano de Oliveira Neto.

O procurador-chefe afirma que o projeto tem como finalidade principal fazer a ponte entre a arte e a tutela de direitos fundamentais. “Especificamente no cinema temos uma série de produções onde o roteiro segue esta temática. O enfrentamento do trabalho escravo, a questão do trabalho infantil, que são próprios da nossa atuação, seja do MPT seja da Justiça do Trabalho. É importante que, de forma lúdica, nós possamos tratar de temas tão importantes para as nossas instituições”.

O projeto é voltado e terá participação obrigatória a estagiários vinculados aos programas de estágio do TRT-PR e do MPT-PR, mas também será aberto a servidores, magistrados e procuradores. O objetivo é contribuir para o aprimoramento da formação curricular dos estagiários, com sua aproximação a realidades concretas do mundo do trabalho, assim como, promover a integração e interlocução entre as instituições cooperadoras, através do fomento ao diálogo e troca de ideias.

O Termo de Cooperação prevê a criação de um comitê executivo responsável pela implementação do projeto, que contará com 3 representantes de cada instituição. Caberá ao comitê promover a troca de informações, documentos e apoio técnico-institucional, decidir sobre os filmes a serem exibidos e sobre os mediadores a serem convidados, além de propor e realizar ações de divulgação do projeto.

As sessões deverão ocorrer às sextas-feiras, durante o horário de expediente do TRT-PR, e poderão ser realizadas nos auditórios do fórum Trabalhista de Curitiba ou da Escola Judicial. A aquisição dos filmes e demais despesas para exibição ficarão a cargo do MPT.

Texto: Marcio Lopes e Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR

Fotos: Jason Silva / Ascom TRT-PR