Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 02/07/2024 20:13:50

Projeto Roberto Dala Barba avança em Palmas em parceria com o IFPR

Notícia publicada em 02/07/2024
Fotografia da perspectiva do fundo de uma sala de aula com dez bancadas de mesas, cada uma com cinco computadores e periféricos, com cinco bancadas de cada lado, separadas por um corredeor ao centro. Ao fundo, um grupo de pessoas visita a sala.
Sala de aula montada no IFPR de Palmas com equipamentos doados pelo
TRT-PR para receber crianças e adolescentes integrantes do projeto Roberto Dala Barba.

Um Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Palmas, avança para a interiorização do  Projeto Roberto Dala Barba. A iniciativa tem 19 anos e é voltada à inclusão digital e formação cidadã de crianças e adolescentes. No último dia 25, o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, assinou com a diretora-geral do IFPR Palmas, Graciela Cabreira Gehlen, o documento para implantar uma nova sala de aula do projeto dentro do instituto federal. 

O novo espaço está equipado com 40 computadores e periféricos, além de mesas e cadeiras doadas pelo TRT-PR. Todo o equipamento já foi entregue, montado e está disponível para receber crianças e adolescentes de Palmas, cidade no Sudoeste do Paraná. As aulas serão ministradas por professoras e professores do IFPR. 

Fotografia de treze pessoas em pé em frente a uma mesa e com um banner com a logomarca do IFPR atrás nas cores verde e branco. Na mesa, uma toalha branca, com a logomarca do IFPR. Ao centro, a diretora-geral do IFPR e o presidente do TRT-PR seguram cópias do Termo de Cooperação. Ao todo, são seis mulheres e sete homens, entre integrantes do IFPR, do TRT-PR e autoridades locais.
 A parceria entre o TRT-PR e o IFPR de Palmas foi assinada no último dia 25.
Na imagem, o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Waldraff, segura
cópia do termo junto com a diretora-geral do IFPR Palmas, Graciela Cabreira Gehlen.

Desde o início de 2023, a primeira sala de inclusão digital do Projeto Dala Barba em Palmas foi montada no Colégio Estadual Padre Ponciano José de Araújo. Naquela ocasião foram doados 30 computadores, periféricos e móveis e a solenidade de entrega foi conduzida pela então presidente do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina Zaina.

Interiorização

Além de Palmas, o processo de interiorização levou o Projeto Dala Barba à Foz do Iguaçu. Em novembro de 2023 o projeto foi implantado na cidade da fronteira, em parceria com a Prefeitura Municipal. Mas os primeiros passos no sentido da interiorização foram dados nos anos de 2011 e 2012, quando os cursos foram oferecidos no Fórum Trabalhista de Maringá, usando equipamentos do próprio Fórum.

O Projeto Dala Barba

O projeto Roberto Dala Barba é promovido desde 2005 pela antiga Comissão de Responsabilidade Socioambiental, substituída a partir de 2022 pelo Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade. Roberto Dala Barba foi desembargador do TRT-PR, falecido em 2005. Ele se notabilizou pelo pioneirismo em promover a adoção de novas tecnologias informáticas para o Tribunal.

O projeto oferece cursos de informática básica para pessoas carentes ou com algum tipo de deficiência. Os professores são voluntários, em sua maioria, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho do Paraná. Além da informática, os alunos recebem noções de cidadania e de direitos trabalhistas.

As turmas do Projeto Dala Barba em Curitiba atendem também os alunos do Centro de Convivência Estrelar, instituição do Município de Almirante Tamandaré. Ao longo de sua história, o projeto contou com as parcerias da Universidade Livre para a Eficiência Humana (UNILEHU) e do Ministério Público do Trabalho do Paraná.

Texto: Márcio Lopes e HC / Ascom TRT-PR

Fotos: Jason Silva / Ascom TRT-PR