Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 30/06/2024 12:32:37

Maringá inaugura Galeria de Juízes para valorizar memória do Fórum Trabalhista

Notícia publicada em 12/06/2024
Fotografia de 14 magistradas e magistrados em frente a galeria de fotos de juízes do Fórum Trabalhista de Maringá, com imagens do rosto de cada magistrado em quadro pendurados em uma parede. Na fotografia da inaguração são sete mulheres e sete homens.
Magistradas e magistrados presentes na inaguração da Galeria de Juízes,
que fica junto ao Espaço Memória de Maringá, no 1º andar do Fórum. 

O Fórum da Justiça do Trabalho de Maringá inaugurou a Galeria de Juízes junto ao Espaço Memória do local. A ação é uma forma de valorizar a história da Justiça do Trabalho na cidade e na região Noroeste do Paraná. O novo espaço é composto pela imagem de 22 juízas e juízes, que atuam ou atuaram no Judiciário Trabalhista em Maringá, e pode ser conferida no primeiro andar do edifício-sede do Fórum, localizado na Avenida Gastão Vidigal, 823.

A cerimônia de inauguração ocorreu na sexta-feira (7) e contou com a presença de juízas(es) homenageadas(os), como os magistrados aposentados Aparecido Domingos Errerias Lopes, Nacif Alcure Neto, Iolanda Zago Maricato e Cassio Colombo Filho. O juiz Lauremi Camaroski não pode estar presente, mas assistiu a homenagem virtualmente. As juízas e juízes foram homenageados ainda com a entrega de um certificado em agradecimento aos serviços prestados.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Célio Horst Waldraff, que foi juiz em Maringá, destacou a saudade ao relembrar o passado e destacou o progresso de Maringá com crescimento contínuo da cidade e da região. “Relembramos a cultura construtiva de Maringá, que se reflete nesta cerimônia, e a história que ela representa”, afirmou. 

O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, descerra a placa de
inaguração da Galeria de Juízes com a Diretora do Fórum de
Maringá, juíza Ana Cristina Patrocínio Holzmeister Irigoyen.

O coordenador do Comitê de Memória e Documentação, desembargador Edmilson Antonio de Lima, lembrou que a Justiça Trabalhista foi instalada em 1978 em Maringá ainda como Junta de Conciliação e Julgamento e relembrou os diversos magistrados e servidores que construíram a história do Fórum Trabalhista de Maringá, que hoje conta com cinco Varas.  “O resgate da memória não transita em julgado, é permanente”, declarou.

Os familiares do juiz Lucas Julio Donagemma Proença Neto e Maria Hercília Horácio Stawinski, Marcos Antônio Leitão Proença, Eneida Stawinski e Juca Stawinski, participaram da solenidade. Estiveram presentes ainda o Diretor do Fórum da Justiça Federal, juiz federal Anderson Furlan Freire da Silva; o procurador Fábio Aurélio da Silva Alcure pela Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região; o presidente da OAB, subseção de Maringá, Eder Fabrilo Rosa; as desembargadoras do TRT-PR Neide Alves dos Santos e Cláudia Cristina Pereira; e o desembargador Luiz Alves. 

CONHEÇA AQUI A HISTÓRIA DO FÓRUM TRABALHISTA DE MARINGÁ.

O coordenador do Comitê de Documentação e Memória, desembargador Edmilson
Antonio de Lima, lembrou o histórico da Justiça Trabalhista em Maringá.

Texto: HC/ Ascom TRT-PR

Fotos: Jason Silva / Ascom TRT-PR