Galeria dos Ouvidores do TRT-PR recebe retrato da desembargadora Neide Alves dos Santos
A desembargadora Neide Alves dos Santos foi homenageada com a aposição de seu retrato na Galeria de Ouvidores do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), em solenidade que aconteceu nesta segunda-feira (26/2) em Curitiba, na sede da Justiça do Trabalho no Paraná. No biênio 2021-2023, ela esteve à frente da Ouvidoria Regional e da Ouvidoria da Mulher, sendo a primeira desembargadora a atuar nas duas ouvidorias simultaneamente.
A sua gestão como ouvidora foi marcada pela instalação da Ouvidoria da Mulher e pela continuidade na estruturação da Ouvidoria Regional, com a mudança para o edifício-sede em definitivo.
Em seu agradecimento, a desembargadora Neide Alves dos Santos afirmou que atuar na ouvidoria lhe proporcionou aprendizados únicos, que a possibilitaram enxergar o Tribunal por uma ótica mais ampla. Ela também reconheceu o apoio da presidente do TRT-PR no biênio 2021-2023, desembargadora Ana Carolina Zaina e destacou o boa qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe de servidoras da Ouvidoria, Débora Gnata Baleche Proença, Maria da Graça Streiski e Karine Alves Vieira de Lima.
“Podemos melhorar atendendo melhor às expectativas das pessoas que nos procuram. Isso, às vezes, se concretiza apenas com a mudança de alguns procedimentos ou da forma de se comunicar. A Ouvidoria do nosso tribunal funciona muito bem mesmo, mas funciona tão bem assim por causa da permanente capacitação”, afirmou.
Em discurso, o atual ouvidor do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, ressaltou a capacidade intelectual e a cordialidade da homenageada. O magistrado foi eleito ouvidor pela primeira vez no biênio 2017-2019 e está em sua segunda gestão à frente da Ouvidoria. “A ouvidoria vem a cada dia se estruturando de forma a melhor atender as pessoas de modo geral, tanto o público externo quanto o público interno, em suas mais variadas reivindicações e necessidades, o que me traz uma maior responsabilidade também no desenvolvimento dessa atividade aqui na Ouvidoria”, declarou.
Para a atual ouvidora da mulher, desembargadora Thereza Cristina Gosdal, a aposição do retrato da desembargadora Neide é de um simbolismo que transcende a própria homenagem individual. “De uma certa maneira representa a trajetória das mulheres no nosso tribunal e o crescimento dessa representatividade, do reconhecimento dessa importância. Nós já tivemos outras ouvidoras, mas a desembargadora Neide foi a nossa primeira ouvidora da mulher”, reconheceu.
A desembargadora Neide Alves dos Santos entrou na magistratura em 1990 e foi promovida ao cargo de Juíza Titular em 1993. Em 2008, ela tornou-se desembargadora do trabalho, com uma atuação que se destaca pela defesa dos direitos humanos, em especial pela equidade racial e de gênero. Em 2023, quando era ouvidora do TRT-PR, a magistrada foi eleita vice-presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleuv) para aquele ano.
Na solenidade de aposição do retrato da da desembargadora Neide Alves dos Santos, estiveram presentes também o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (MPT-PR), Alberto Emiliano de Oliveira Neto; o ouvidor do Ministério Público Estadual do Paraná, procurador João Henrique Vilela da Silveira; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX), Felipe Augusto de Magalhães Calvet; e a ouvidora da Câmara Municipal de Curitiba, Flávia Cristiane Buch.
Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom-TRT-PR
Fotos: Jason SIlva / Ascom TRTt-PR