Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 23/11/2024 05:16:45

36ª Reunião do Coleouv debateu atendimento aos mais vulneráveis, com padre Júlio Lancelotti

Notícia publicada em 01/12/2023

A 36ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), realizada na sede do TRT da 2ª Região, na cidade de São Paulo, reuniu representantes das ouvidorias do Tribunal Superior do Trabalho e dos Tribunais Regionais de todo o Brasil. O TRT do Paraná foi representado pela sua ouvidora e ouvidora da mulher, desembargadora Neide Alves dos Santos, atual vice-presidente do Colégio de Ouvidores.

Na conferência de abertura, o padre Júlio Lancellotti, que realiza trabalho nacionalmente reconhecido junto às pessoas que vivem nas ruas de São Paulo, falou sobre os desafios que enfrenta cotidianamente. Ele ressaltou a necessidade de empatia e de capacidade de escuta por parte de qualquer um que preste algum serviço de atendimento ao público, especialmente quando existe alguma vulnerabilidade socioeconômica. A mediação da palestra ficou por conta da ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Alves Miranda Arantes, ouvidora nacional da Justiça do Trabalho.

Durante a programação, as ouvidoras e ouvidores participaram de palestras, encontros e atividades externas, como a visita ao Fórum João Mendes (justiça comum), onde foram recepcionados pelos Desembargadores Ouvidores Ligia Bisogni e Afonso Faro Junior, que lhes apresentaram a Ouvidoria do TJSP e explanaram sobre o papel das ouvidorias judiciais, e a visita à Casa Museu Ema Klabin, na qual houve a realização de oficina cultural.

No segundo dia as atividades foram realizadas na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que compreenderam a visita guiada pelo desembargador do TRT-2, Homero Batista da Silva, e dois painéis incluindo palestras e apresentação de boas práticas. O primeiro foi o “Painel das Ouvidorias de Gênero”, com apresentação da Ouvidora da Mulher da instituição, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, e da advogada e diretora de políticas públicas da Organização não Governamental Me Too Brasil, Luanda Pires. O segundo painel tratou da “Importância da boa comunicação para as Ouvidorias”, com a participação da Ouvidora da Prefeitura Municipal de São Paulo, Maria Lumena Balaben Sampaio, da ex-Diretora da Secretaria de Comunicação Social do TRT-2, Aline Maria de Castro Silva, e da Presidente da ABO Nacional - Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Adriana Alvim.

Entre os temas debatidos pelas equipes das ouvidorias, receberam especial atenção questões de equidade de gênero e a melhoria da comunicação social, como forma de enfatizar a relevância das ouvidorias enquanto instrumento essencial para o exercício da cidadania. No último dia do evento, o desembargador ouvidor do TRF-3, Fausto Martin de Sanctis, falou sobre o papel das ouvidorias como instrumentos anticorrupção.

O evento, que igualmente contou com a presença do conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Melo Filho, ouvidor-geral do Conselho Nacional de Justiça, foi encerrado com a inauguração da galeria dos ouvidores do TRT da 2ª Região.

Com informações do TRT da 2ª Região e do TRT da 12ª Região