Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 12/12/2024 13:48:24

Trinta anos após a instalação da unidade pioneira, Rolândia recebe sua segunda Vara do Trabalho

Notícia publicada em 21/09/2023

A presidenta do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina Zaina, e o prefeito de
Rolândia, Aílton Aparecido Maistro, juntos na inauguração da 2ª VT de Rolândia,
quando iniciaram negociações para construção de um novo fórum trabalhista na cidade.

Foram instalados na segunda-feira (11), a 2ª Vara do Trabalho de Rolândia, com jurisdição que se estende aos municípios de Jaguapitã, Miraselva, Pitangueiras e Prado Ferreira, e o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) Trópico de Capricórnio, que atenderá a mesma região. Durante a cerimônia de inauguração das duas unidades, a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargadora Ana Carolina Zaina, e o prefeito de Rolândia, Aílton Aparecido Maistro, iniciaram negociações para construção de um novo fórum trabalhista, em terreno a ser destinado pela prefeitura.

Novo fórum

A parceria entre o Município de Rolândia e o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, disse a desembargadora Ana Carolina, é histórica e já perdura 30 anos, pois se iniciou em 1993, quando foi instalada a primeira unidade da Justiça do Trabalho na cidade.

“Na Prefeitura e na Câmara Municipal, nosso Tribunal haverá de encontrar apoio e compreensão para a cessão de um novo imóvel, que comporte a ampliação da estrutura, de maneira que o fórum de Rolândia permaneça ostentando a dignidade da casa própria”, disse a presidenta. “Com a instalação da Segunda Vara e do Cejusc, urge encontrar um imóvel que sustente, diante da comunidade, a relevância e o prestígio que a Justiça do Trabalho representa neste município e nas cidades adjacentes”, concluiu.

De acordo com o prefeito Aílton Aparecido Maistro, Rolândia está “na contramão” da economia, com crescimento muito maior que a tendência nacional na criação de empregos, o que resulta, por consequência, em maior demanda pela Justiça do Trabalho. Segundo ele, a prefeitura já selecionou um novo terreno, próximo das instalações atuais, e a parceria deverá ser firmada em breve, durante visita do prefeito ao Tribunal, em Curitiba.

Ouça o prefeito de Rolândia, Aílton Aparecido Maistro, abaixo.

O procurador do Trabalho Marcelo Adriano da Silva enfatizou a presença do agronegócio na economia regional e a necessidade de mediação da Justiça nas demandas criadas no setor. Ouça o procurador abaixo.

A prefeita de Prado Ferreira, Maria Edna de Andrade, comemorou a inauguração, afirmando que o atendimento da Justiça do Trabalho na região é muito bom e, com a nova estrutura, ficará ainda melhor. O representante da Ordem dos Advogados do Paraná na cerimônia, Diogo Brochard Menoncin, diretor tesoureiro da Ordem em Londrina, ressaltou o grande volume de ações trabalhistas na região e a necessidade de lhes dar vazão com uma segunda vara do Trabalho. Ouça abaixo o advogado Diogo Brochard Menoncin.

A 2ª Vara do Trabalho será comandada pela juíza Cynthia Okamoto Gushi, que veio da 2ª Vara de Cornélio Procópio, extinta no processo que permitiu a criação da nova Vara de Rolândia. Na opinião da juíza, o grande volume de processos na jurisdição é atenuado pelo bom desempenho em conciliação. 

“Os números de novas demandas na nossa região justificam, sem sombra de dúvidas, o incremento das instalações em nossa unidade; a perspectiva nesse ano de 2023 é de superarmos 3 mil novas ações”, disse a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Rolândia, Patrícia Benetti Cravo.

A história da jurisdição de Rolândia teve início com a sanção da Lei nº 8.432/1992, que criou a 1ª Vara do Trabalho daquele município. A instalação foi realizada somente no ano seguinte, no dia 9 de dezembro de 1993, pelo então presidente do TRT-PR, o juiz togado (denominação antiga de desembargador) Euclides Alcides Rocha.

 

GN, PCMF Ascom TRT-PR
Fotos: Jason Silva