Dissídio dos Portuários irá a julgamento pela Seção Especializada do TRT-PR
A Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho do Trabalho TRT-PR (SE) julgará o dissídio coletivo que envolve os portuários que trabalham na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), empresa pública pertencente ao Estado do Paraná. Isto porque os empregados e a empregadora não chegaram a um consenso sobre um novo Acordo Coletivo de Trabalho, durante a audiência de tentativa de acordo que aconteceu na tarde desta quarta-feira (9), em Curitiba.
Embora o Sindicato dos Portuários do Paraná (Sindiport) e a Administração dos Portos concordem com a maioria dos pontos negociados, quatro cláusulas afastaram a celebração do Acordo: correção do seguro de vida familiar, do auxílio creche e do vale alimentação e a ampliação do benefício do auxílio-funeral para dependentes diretos, cônjuges e filhos até 21 anos. O Acordo Coletivo em negociação refere-se ao período compreendido entre junho de 2021 e maio de 2023.
A audiência de tentativa de conciliação foi presidida pelo vice-presidente do TRT do Paraná, desembargador Arion Mazurkevic.
Assista aqui a audiência na íntegra pelo canal do TRT-PR no YouTube.
Seção Especializada
A Seção Especializada é o órgão colegiado do TRT-PR responsável originariamente pelo julgamento de dissídios coletivos e, de forma recursal, dos processos que se encontram em fase de execução, entre outras competências. É composta ordinariamente por 13 desembargadores, mas nos casos de dissídio coletivos participam também a presidente e o vice-presidente do Tribunal.