Observatório Covid-19 acompanha a retomada de audiências presenciais em unidades do TRT9
São números significativos. Seis mil máscaras de tecido e 5,7 mil litros de álcool líquido e gel fazem parte da lista de equipamentos de proteção individual (EPI) e de insumos que o TRT-PR adquiriu e distribuiu no processo de retomada das audiências presenciais, iniciado há pouco mais de um mês.
Para equipar suas unidades no retorno parcial ao trabalho em meio a uma crise sanitária sem equivalentes nos últimos cem anos, o Tribunal investiu também em anteparos de proteção para ambientes internos, tapetes sanitizantes, termômetros clínicos, lixeiras com pedal e protetores faciais (os chamados face shields).
A definição desses itens, bem como a distribuição e a orientação sobre o uso em dezenas de prédios do Regional paranaense, foram feitas pelo Observatório Covid-19/TRT9, com a aprovação da Presidência do Tribunal, respeitando diretrizes do “Plano de Retomada das Atividades Presenciais – Primeiro Grau de Jurisdição”.
Integrantes do Observatório, coordenado pelo Juiz Auxiliar da Presidência Fabrício Nogueira, acompanharam a retomada das audiências presenciais em várias cidades paranaenses, visitando unidades do TRT9 a fim de reforçar o respeito às diretrizes de saúde, de informar sobre o uso e o armazenamento dos insumos e EPIs, e de dar apoio na comunicação interna (com magistrados e servidores) e externa (com o público).
“Retomar as audiências presenciais da forma mais segura possível é o maior desafio do Observatório”, diz o juiz Fabrício Nogueira.
O plano
O plano de retomada segue critérios técnicos de órgãos de saúde e regras de biossegurança previstas no “Protocolo Interno do TRT-9 para prevenção e controle do novo coronavírus (Covid-19)”. Além de atender às regras de aquisições do Tribunal de Contas da União (TCU) e aos normativos expedidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pela Corregedoria Regional da Justiça do Trabalho (CGJT).
O Observatório
Criado para responder aos desafios impostos pela pandemia, o Observatório Covid-19/TRT9 envolve magistrados e servidores, além de representantes da Amatra9 (Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região), do MPT-PR (Ministério Público do Trabalho do Paraná), da OAB/PR (Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná) e do Sinjustra (Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho).
Para saber mais sobre o plano de retomada, clique AQUI.
Texto: Irinêo Netto
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br