TRT Paraná apoia projeto de combate à desinformação durante o período eleitoral
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) é um dos apoiadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na realização do “Projeto Gralha Confere”, uma ação para combater notícias falsas que circulam na internet sobre processo eleitoral, urnas eletrônicas e até mesmo sobre a legitimidade da Justiça Eleitoral.
Por meio do projeto, o TRE-PR confirma a veracidade de informações, tendo como colaborador o próprio cidadão, que encaminha suas dúvidas ao Tribunal diretamente pelo número do WhatsApp +55 41 98700-5100.
O conteúdo produzido pelo “Projeto Gralha Confere” baseia-se em dados oficiais e em informações fornecidas pelo Conselho Editorial e Consultivo, formado por gestores da instituição. As respostas são também fundamentadas no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em critérios internacionais de checagem jornalística.
Os dados analisados são classificados em um de três tópicos: verdadeiro, impreciso ou falso. O resultado é divulgado no site e redes sociais do TRE-PR.
O “Gralha Confere” ganha o apoio de instituições parceiras, como a Justiça do Trabalho do Paraná. Durante o período eleitoral, o TRT-PR se comprometeu, mediante acordo de cooperação técnica celebrado entre os dois Tribunais, a replicar em seu site e página no Twitter, informações produzidas pelo projeto.
O projeto da Justiça Eleitoral, cujo nome homenageia a ave “símbolo” do Paraná, possui uma página exclusiva na internet. Confira AQUI.
Texto: Gilberto Bonk Jr
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br