TRT-PR alerta para a circulação de e-mails falsos
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná alerta para tentativas de fraude eletrônica e aplicação de golpes via e-mail envolvendo o nome da Instituição.
No dia 04 de junho de 2019, inúmeros usuários da Justiça do Trabalho entraram em contato com o Tribunal, comunicando o recebimento de e-mails falsamente atribuídos ao TRT-PR.
Após análise da equipe técnica do Regional paranaense, é possível afirmar que se trata de mensagens eletrônicas falsas e que não foram enviadas pelo sistema ou rede de computadores do TRT do Paraná. Os e-mails encaminhados utilizam indevidamente nomes e domínios oficiais, iludindo o cidadão com a apresentação de informações de processos e links falsos, na tentativa de disseminar vírus e malwares de computador.
As mensagens vêm acompanhadas de links ou imagens que, quando clicados, direcionam o usuário a endereços sem qualquer relação com a Justiça do Trabalho e que podem conter vírus ou possibilitar a captação de informações do computador para uso criminoso.
Veja como proceder no caso de receber estas mensagens:
- Não abra arquivos anexados ao e-mail, uma vez que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Não clique em links ou imagens que contenham endereços para a Internet, mesmo que lá estejam o nome do TRT ou informações do processo;
- Caso queira comunicar o recebimento da mensagem ao TRT do Paraná e colaborar com nossas investigações, encaminhe o e-mail recebido para o endereço CSIRT@trt9.jus.br;
- Para esclarecer dúvidas ou obter informações adicionais, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, pelo telefone (41) 3310-7120, ou com a Ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@trt9.jus.br e pelo telefone (41) 3310-7473.
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3301-7313
ascom@trt9.jus.br