Valores negociados no CEJUSC ultrapassam os R$ 890 mil
Durante a VI Semana Nacional da Execução Trabalhista, somente as ações do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) foram responsáveis pela arrecadação de mais de R$ 890 mil em acordos homologados. Os valores foram negociados ao longo das 143 audiências de conciliação realizadas pela unidade e devem finalizar 31 processos que estavam em trâmite no TRT do Paraná.
Para a advogada Alessandra Silva, que acompanhou uma trabalhadora em audiência realizada no CEJUSC, a campanha trouxe uma boa oportunidade para as partes conversarem novamente. Foram quase duas horas de negociação, mas o encontro terminou com credor e devedor conciliados.
"Pelo menos no momento, nós não teríamos tentado essa conciliação de outra maneira, não estávamos em vista de um acordo", declarou a procuradora após a homologação da composição, ressaltando ainda a importância de terem contado com o auxílio de um conciliador qualificado para o sucesso da negociação.
COCAPE
Instituído pelo Regional paranaense em maio de 2017, o CEJUSC - antigo Juízo Auxiliar de Conciliação - é uma unidade vinculada à Coordenadoria de Conciliação e Apoio Permanente à Execução de Curitiba (COCAPE). A coordenadoria foi criada por meio da Resolução Administrativa nº 58/2017, com o objetivo de imprimir maior efetividade e eficiência à execução trabalhista.
“A COCAPE é uma unidade de apoio e tem como missão auxiliar e otimizar o trabalho oriundo das demais unidades judiciárias, principalmente na fase de execução, quando o índice de congestionamento é significativo, concentrando determinadas tarefas em um único lugar e aliviando também o acúmulo gerado pela falta de servidores”, explicou o juiz coordenador, Bráulio Gabriel Gusmão.
De acordo com o magistrado, são recebidas pela coordenadoria as execuções que reúnem grandes devedores ou as que envolvem títulos extrajudiciais, termos de ajuste de conduta, termo de conciliação prévia firmado perante a Comissão de Conciliação Prévia e certidões de crédito judicial, além de execuções fiscais de multas administrativas.
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br