Depois que as ferramentas estiverem devidamente instaladas no servidor, pode-se customizá-las, por exemplo, com o uso
de plugins, configuração de proxies, firewalls e outros complementos necessários ao seu perfeito
funcionamento.
Existem dois tipos de configurações que podem ser efetuadas: configurações nas ferramentas que executam nos servidores
e configurações nas ferramentas que executam nas máquinas locais.
Configurações específicas do projeto nas ferramentas que executam nos servidores ou solicitações de permissões de
acesso devem ser solicitadas a equipe responsável da STI, que será responsável por efetuar tais mudanças. Exemplo
de ferramentas: Jira, Jenkins, SVN, etc.
Já para as ferramentas que executam nas máquinas locais, há casos em que não será necessária nenhuma configuração nas
estações cliente, por exemplo, se o cliente é uma interface web, basta apenas acessar uma URL.
Em outros casos, é preciso instalar e configurar as ferramentas para o seu correto funcionamento. Nestes casos, siga as
orientações sobre instalação, configuração e personalização de ferramentas que se encontram disponíveis na seção
de "Tutoriais" da Wiki do TRT9.
Em caso de dúvidas sobre a utilização da Wiki, favor consultar as seguintes referências: TutorialWiki.pdf ou o Guia de Edição.
Exemplo: Roteiro de instalação e configuração do Enterprise Architect (EA).
Recomenda-se que todos os passos necessários para instalação e configuração de novas ferramentas, bem como atualização
do roteiro de ferramentas já existentes, quando necessário, seja documentado na Wiki do TRT9, para que novos
integrantes da equipe ou uma equipe de manutenção do sistema possa configurar o ambiente de desenvolvimento local.
Favor atentar ainda para a correta utilização de nomenclatura dos diretórios do repositório e dos artefatos e
demais arquivos, conforme orientações previstas no documento de Controle de Dados e Documentos.
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