Tarefa: Definir a Visão
Definir a visão para o futuro sistema. Descrever o problema e as características baseado nas solicitações dos Analistas de Negócios.
Disciplinas: Requisitos
Finalidade
A solução é proposta para um problema que todos reconhecem. Os Analistas de Negócios colaboram com a equipe de desenvolvimento para expressar e documentar seus problemas, necessidades e potenciais características para o sistema de forma que a equipe de projeto possa compreender melhor o que tem que ser feito.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
Saídas
    Uso do Processo
    Etapas
    Adquira consenso sobre o problema a ser resolvido
    Obtenha uma descrição dos problemas e necessidades. Isso pode ser feito por meio da identificação das soluções vigentes no ambiente, ou seja, como esses problemas são contornados com soluções provisórias. Então busque as causas primárias, ou o “problema atrás do problema”. Utilize técnicas como as descritas na Guideline: Técnicas Para Obtenção de Requisitos. Formule a declaração do problema, e preencha então a seção correspondente do Template: Visão. Sua finalidade é ajudar a distinguir (clara e explicitamente) as soluções e respostas dos problemas e questões.
    Defina um vocabulário comum

    Cada projeto tem sua própria terminologia especializada que todos na equipe devem compreender bem para se comunicar eficazmente com os Analista de Negócios. Trabalhe com eles para criar um glossário que defina acrônimos, abreviaturas e termos técnicos e de negócio relevantes.

    Trabalhe com os Analistas de Negócios para expandir e refinar continuamente o glossário durante todo o ciclo de vida do projeto.

    Identifique as necessidades dos Analistas de Negócios

    Defina: quais necessidades derivam dos problemas identificados; quais as funcionalidades necessárias para atender as interfaces com outros sistemas; e quais informações são esperadas pelos diferentes perfis de usuário.

    Defina os limites do sistema

    Encontre e define a linha que divide a solução e o mundo real que a cerca. Identifique as interfaces, bem como as informações de entrada e saída trocadas com os usuários, máquinas ou sistemas.

    Colabore com o Gerente de Projeto e o Arquiteto de Software visto que as decisões relativas aos limites do sistema terão um grande impacto no custo, no cronograma e na arquitetura do sistema.

    Um Modelo de Caso de Uso é uma técnica que pode ser útil na definição dos limites do sistema. Para mais informações, veja Task: Encontrar e Descrever os Requisitos.

    Identifique as restrições de negócio

    Considere as várias fontes de restrições que podem afetar o design ou o próprio projeto:

    ·         Políticas regulatórias (leis, convenções, padrões e boas práticas do setor)

    ·         Políticas organizacionais (determinações internas) 

    ·         Econômicas (orçamento, licenciamento)

    ·         Ambientais (restrições regulamentárias, legais, padrões)

    ·         Técnicas (plataformas, tecnologias)

    ·         Viabilidade (cronograma, alocação de recursos, terceirização)

    ·         Sistemas (compatibilidade das soluções, suporte do sistema operacional ,ambientes e componentes de terceiros).

    ·         Regras de negócio (restrições próprias da estrutura e da dinâmica da organização).

    Colabore com o Gerente de Projeto e o Arquiteto de Software visto que as decisões relativas às restrições no sistema terão um grande impacto no custo, no cronograma e na arquitetura do sistema.

    Defina as características do sistema

    Trabalhe com os Analistas de Negócios para definir uma lista das características que eles querem no sistema. As características podem ser derivadas dos problemas e necessidades identificados, bem como do ambiente atual da organização. Nesse momento, deve-se levantar um conjunto de características, seus atributos e prioridades. Cabe ressaltar que essas características devem respeitar as restrições de negócio identificadas.

    Execute e analise o Checklist

    Execute e analise o Checklist - Visão para o documento de Visão.

    O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Análise.

    É importante que a pessoa a executar esta tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.

    Obtenha consenso
    Conduza uma revisão da Visão do projeto entre a equipe de desenvolvimento e os Analista de Negócios com autoridade para validar o trabalho, afim de assegurar o consenso, avaliar a qualidade e identificar as mudanças necessárias. Veja Guideline: Revisão Eficaz de Requisitos para mais informações.