Artefato: Modelo de Dados
Esse artefato descreve as representações lógicas e físicas dos dados persistentes utilizados pelo aplicativo. Nos casos em que o aplicativo utilizará um RDBMS (Relational Database Management System), o modelo de dados poderá incluir também elementos de modelo para stored procedures, triggers, constraints, etc. que definem a interação dos componentes de aplicativo com o RDBMS.
Domínios: Análise e Projeto
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

O Modelo de Dados é utilizado para descrever a estrutura lógica e física das informações persistentes gerenciadas pelo sistema. O modelo de dados pode ser criado inicialmente pela engenharia reversa nos armazenamentos de dados (bancos de dados) persistentes existentes ou a partir de um conjunto de Classes de Design persistentes no design.

O modelo de dados é necessário sempre que o mecanismo de armazenamento persistente é baseado em uma tecnologia não orientada a objetos. O modelo de dados é necessário especificamente quando a estrutura de dados persistentes não pode ser obtida mecânica e automaticamente da estrutura de classes persistentes no modelo de design. Além de definir estruturas de dados persistentes, ele é usado para definir o mapeamento entre classes de design persistentes e estruturas de dados persistentes.

Caso o projeto utilize a ferramenta de modelagem EA (Enterprise Architect), este artefato pode ser feito na ferramenta conforme instruções documentadas no Wiki.

Ilustrações