Abril Verde: seminário vai debater uso das novas tecnologias e os desafios para a universalização na saúde e segurança do trabalho
O Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho vai promover, nos dias 29 e 30 de abril, o seminário ¿Universalização do Direito à Saúde e Segurança do Trabalho e Novas Tecnologias¿. O evento será realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, mas terá transmissão pelo canal do TST no YouTube para quem não puder acompanhar presencialmente.
As inscrições já estão abertas. O evento é voltado para toda a sociedade. Não deixe de participar.
Abril verde
O seminário faz parte das ações do programa para o Abril Verde, iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O tema do biênio do programa é "Universalização do Direito à Saúde e Segurança do Trabalho e Novas Tecnologias¿ e tem como temática para as ações deste ano o slogan ¿Alerta Verde¿.
Saiba mais: Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho define temas e metas para o biênio 2025/2026
Entre as atividades programadas, estão a realização de painéis com abordagem sobre as temáticas do trabalho em plataformas digitais e os desafios e perspectivas do uso da inteligência artificial para promoção do trabalho decente.
Para saber mais, acesse o portal do Programa Trabalho Seguro.
Pautas temáticas
Além do tema deste ano, o Programa Trabalho Seguro definiu como temática para o biênio 2025/2026 o tema ¿Saúde e segurança no trabalho: desafios para a universalização¿. Entre as ações programadas para 2025, foi definida uma pauta com ações e eventos direcionados para os seguintes segmentos:
- Trabalho informal;
- Terceirização;
- Trabalhos desenvolvidos no setor da saúde;
- Entregadores vinculados a plataformas digitais;
- Riscos ocupacionais em micro e pequenas empresas;
- Teletrabalho e limpeza urbana.
Programação
O evento vai abordar temáticas atuais do mundo do trabalho como, por exemplo, trabalho plataformizado e inteligência artificial. O evento contará com a participação de representantes das caterorias de trabalhadores de plataformas, pesquisadores e autoridades.
Confira a programação completa.
(Andrea Magalhães/AJ)