Parceria entre TRT-PR e Instituto Pegaí levará literatura ao Fórum Trabalhista de Ponta Grossa
O TRT do Paraná e o Instituto Pegaí Leitura Grátis estabeleceram um acordo de cooperação para levar literatura (poesias, romances, crônicas, sonetos, contos, ensaios e diversos outros estilos) aos frequentadores do Fórum Trabalhista de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Inicialmente, a parceria terá vigência de dois anos, ficando a critério dos signatários a sua revogação antes do término do período.
O Regional paranaense disponibilizará espaço para a colocação de estantes para atendimento do Projeto que leva o nome do Instituto, bem como permitirá a veiculação de propaganda do Pegaí por meio de mídia física, a ser aplicada em locais indicados pela Direção do Fórum. Os leitores não precisam se cadastrar para poderem pegar emprestados os livros, e a devolução pode ser feita em vários pontos de coleta espalhados pela cidade de Ponta Grossa.
A escolha das obras que comporão o acervo ficará sob a responsabilidade do Instituto, sendo vedadas apenas as de cunho adulto, inapropriadas para crianças e adolescentes. A parceria não representará custos ao TRT-PR, uma vez que a produção, a manutenção e a colocação das estantes também ficarão a cargo do Pegaí.
Projeto Pegaí - Leitura Grátis
O Projeto Pegaí - Leitura Grátis é uma iniciativa sem fins lucrativos, criada em julho de 2013, em Ponta Grossa, com a finalidade de difundir na população tanto o hábito de ler quanto o conhecimento. O projeto surgiu como alternativa aos serviços prestados pela Biblioteca Pública Municipal, de forma a democratizar o acesso aos livros e diversificar os espaços de leitura.
As obras, provenientes de doação, são catalogadas e, quando em mau estado de conservação, restauradas antes de serem disponibilizadas ao público. Em dezembro de 2017, o Instituto Pegaí fez sua primeira edição de um clássico da literatura - O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry. O título está em domínio público desde janeiro de 2015. Como parte da ação, foram disponibilizados cinco mil exemplares a leitores de Ponta Grossa, Ipiranga e Realeza.
Na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, o projeto Hospital de Livros (vinculado ao Pegaí) utiliza, desde 2016, o trabalho de detentos para a restauração dos livros. A facilidade de acesso à leitura também contribui para a remissão de pena dos presos. Em 2017, o projeto garantiu um total de 416 dias remidos com o trabalho dos apenados.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Pegaí na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, clique na imagem para assistir ao vídeo disponibilizado pelo Instituto no YouTube.
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br
AG