Introdução
O software é criado por pessoas com diferentes interesses e habilidades, as quais devem trabalhar juntas para criá-lo
de forma eficiente.
Desenvolver práticas que estimulem um ambiente de equipe saudável. Um ambiente de trabalho saudável incentiva a
colaboração efetiva, que alinha os interesses dos participantes do projeto (equipe de desenvolvimento e Analistas de
Negócios) e ajuda os participantes do projeto à desenvolver uma compressão compartilhada do projeto.
Práticas
Mantenha um entendimento comum
Os participantes do projeto precisam de um entendimento comum do projeto para que possam cooperar efetivamente. Caso
contrário, a desordem estará estabelecida, porque os membros da equipe não poderão alinhar os seus entendimentos e
interesses, e trabalharão com diferentes propósitos.
Procure ser pró ativo, comunicando e compartilhando as informações com os participantes do projeto. Não assuma que
todos encontrarão o que precisam saber ou que todas as pessoas tenham o mesmo entendimento do projeto. Use produtos de
trabalho, tal como a Visão, a Lista de Itens de Trabalho e os Casos de Uso, para alinhar o entendimento entre os
Analistas de Negócios e a equipe de desenvolvimento. Use a arquitetura para focar e alinhar os interesses dos
desenvolvedores. No final de cada iteração, chegue a um acordo se as metas da iteração foram atingidas e, se não foram,
quais as ações que deverão ser tomadas.
Estimule um ambiente de alta-confiança
As pessoas, que não se sentirem seguras, não comunicarão suas idéias, tomarão iniciativas ou admitirão sua ignorância.
Nestes ambientes de trabalho de baixa confiança, as atividades devem ser arduamente planejadas e detalhadas,
cuidadosamente supervisionadas, e extensivamente acompanhadas. Uma equipe que trabalhe em um ambiente de
baixa-confiança poderá não estar preparada para rápidas mudanças.
Execute ações que estimulem um ambiente de alta-confiança
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Gerencie por objetivos, crie um ambiente onde as equipes possam gerenciar a si próprias, e os gerentes
sirvam como mentores das equipes para ajudá-los a completar seus objetivos.
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Destrua as barreiras, trabalhe para remover tanto as barreiras físicas quanto as mentais que inibam o
desenvolvimento de um entendimento comum entre os participantes do projeto.
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Caminhe uma milha com os sapatos de outra pessoa. Respeite e tente entender a perspectiva dos outros
antes de criticar suas idéias ou responder às suas críticas.
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Responda às conversações com relevância. As pessoas, especialmente os trabalhadores técnicos,
normalmente respondem com argumentos ou desaprovação, o que leva a rivalidade e ao estabelecimento da lei do
mais forte, onde somente algumas pessoas contribuem para a discussão. Desenvolva e encoraje comportamentos que
valorizem a curiosidade e a relevância ao invés de argumentos e desaprovações.
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Sempre procure primeiramente em você a fonte dos problemas de comunicação. Entenda que todas as pessoas
têm uma perspectiva que é totalmente invisível para os outros (embora isso seja óbvio para todas as outras
pessoas). Desenvolva o hábito de identificar as suposições e preconceitos dentro de você, que conduzam a
discussões ou falta de comunicação. Aprenda a superá-los no momento das conversações. É preciso praticar. Há
momentos de rebeldia, mas normalmente o problema pode ser atacado combatendo a sua própria perspectiva.
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Entenda as restrições culturais do ambiente de trabalho. Algumas organizações operam de forma a permitir
que as pessoas admitam enganos, façam questionamentos e experiências. Algumas organizações limitam tais
expressões, mas eles podem mudar, com tempo e esforço. Algumas organizações não toleram o erro e seus
trabalhadores se colocam em perigo ao admitir enganos ou realizar experiências. Entenda seu ambiente e se
proteja apropriadamente. Entenda que as organizações de baixa-confiança possuem mais problemas para atingir
suas metas e promovem um ambiente menos satisfatório.
Compartilhe responsabilidades
Indivíduos que trabalham sozinhos podem ter desvantagens. A comunicação com a equipe pode ficar esporádica e então
cessar. As pessoas podem ter dificuldades e não pedir ajuda ou não perceber que a equipe está com dificuldades e
precisa da sua ajuda. O seu entendimento do projeto pode ficar desalinhado com o da sua equipe. Na pior das situações,
um verdadeiro caos se instala quando indivíduos vêem a equipe trabalhando com propósitos diferentes dos seus.
Embora os indivíduos tenham a responsabilidade primária pelos seus produtos de trabalho, a responsabilidade pelos
produtos de trabalho é compartilhada. Ninguém está isento de responsabilidades. Isto pode significar que ou deixamos de
ser negligentes e trabalhamos com alguém que está atrasado por alguma razão, ou pedimos por ajuda. Os membros
experientes da equipe devem estar vigilantes para proteger os membros menos experientes, encorajando-os a perguntar e
pedir ajuda se necessário.
Aprenda continuamente
O desenvolvimento de software não é apenas um campo de rápida evolução onde as habilidades técnicas ficam rapidamente
obsoletas; também é um processo empírico onde o software é desenvolvido de tal forma que às vezes até parece que é
feito por tentativa e erro. Além disso, o software é desenvolvido por equipes de pessoas que precisam trabalhar em
grupo para alcançar resultados.
Desenvolva continuamente as suas habilidades técnicas e interpessoais. Aprenda com os exemplos de seus colegas.
Aproveite a oportunidade para ser tanto um aluno de seus colegas, como um professor para eles. Sempre aumente a sua
habilidade pessoal para superar sua própria oposição em relação a outros membros da equipe.
Organize-se em torno da arquitetura
À medida que o projeto crescer, a comunicação entre os membros da equipe se torna extremamente complexa. Enquanto todos
os membros da equipe entendem o sistema totalmente, eles podem focar a princípio em um ou mais subsistemas que eles têm
responsabilidade. Organizar ao redor da arquitetura também ajuda à comunicação fornecendo à equipe um vocabulário comum
e um modelo mental compartilhado do sistema. A comunicação entre os membros da equipe se torna extremamente complexa.
Organize a equipe ao redor da arquitetura e do vocabulário e compartilhe o modelo mental do sistema. Entretanto, tenha
cuidado que os indivíduos e as equipes organizadas desta forma não constituem a mentalidade de silo, onde eles
focam estritamente em seus subsistemas e tornam-se ignorantes a respeito dos outros subsistemas.
Uma arquitetura que reflita a estrutura organizacional não comprova que a equipe tenha sido organizada com sucesso em
torno da arquitetura. Se as organizações e as equipes não estiverem organizadas em torno da arquitetura, então a
arquitetura naturalmente se adequará à organização, como resultado da política e influências culturais. No final, a
arquitetura e a organização quase sempre serão uma o reflexo da outra. O objetivo é, sempre que possível, guiar a
organização da equipe a partir das necessidades da arquitetura.
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