Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 04:49:39

Livro Justiça em Corpos será lançado em Café Filosófico hoje na sede do TRT-PR

Notícia publicada em 24/06/2022

O impacto dos mecanismos e discursos de gestão sobre o trabalho judicial afeta a saúde física e mental de magistrados(as) e servidores(as) e, consequentemente, influencia a qualidade da prestação jurisdicional. Este é o tema central do livro Justiça em Corpos, que será lançado no Café Filosófico, nesta sexta-feira (24/6), a partir das 16h, no Casarão Rio Branco (sede do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná - TRT-PR).

Escrito a várias mãos, Justiça em Corpos tem entre os autores o juiz do TRT-PR Leonardo Vieira Wandelli, o médico e ergonomista Laerte Idal Sznelwar e as servidoras do TRT-PR Luciana Nunes da Motta Tavares  e Thais Almeida, que apresentarão a obra.

As pesquisas qualitativas que conduziram ao livro foram realizadas durante os anos de 2014 e 2015 e tiveram a participação voluntária de magistrados de 1º e 2º Graus da Justiça do Trabalho, Federal e Estadual de diversas regiões do Brasil, bem como de servidores das áreas administrativa e judiciária, no caso da pesquisa feita no Paraná. Os dados coletados foram analisados por profissionais das áreas da Psicologia do Trabalho, do Direito e da Medicina.

A abordagem utilizada é a Psicodinâmica do Trabalho, que vê as doenças e transtornos desenvolvidos no trabalho como sintomas que alertam para disfunções organizacionais. Justiça em Corpos busca compreender a relação entre a escolha de  determinadas formas de organização e avaliação do trabalho, sobretudo aquelas implantadas pelos Conselhos Superiores da Justiça nos últimos anos, e os processos de saúde/adoecimento como também de autorrealização individual e coletiva das pessoas nas instituições do Poder Judiciário.

A carga-horária do evento será de duas horas, validáveis para fins de atividade formativa para magistrados(as) e de adicional de qualificação para servidores(as) mediante confirmarão de presença. Não há previsão de custeio de diárias e deslocamento para participação neste evento.

O Café Filosófico é uma realização do TRT-PR, por meio de sua Presidência e da Escola Judicial, em parceria com a Associação dos Magistrados Trabalhistas da 9ª Região (AMATRA IX - Paraná).

CAFÉ FILOSÓFICO – LANÇAMENTO DO LIVRO “JUSTIÇA EM CORPOS”

Data e hora: sexta-feira (24/6), das 16h às 18h
Local: Foyer do Casarão Rio Branco (Sede do TRT-PR), sito na Alameda Carlos de Carvalho, 528, térreo)
Justiça em Corpos é uma publicação da Editora Mizuno (Saiba mais aqui e aqui)
Inscrições para magistrados
Inscrições para servidores