Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 15:31:03

TRT-PR leva o combate ao trabalho infantil ao transporte coletivo de Curitiba

Notícia publicada em 21/11/2016
Tribunal do Trabalho do Paraná leva o combate ao trabalho infantil ao transporte coletivo de Curitiba


Mais de 600 cartazes da campanha regional de combate ao trabalho infantil na frota circulante na capital, que transporta ao dia cerca de 1,6 milhão de passageiros

Em época de matrícula escolar, a frota de ônibus de Curitiba e Região se transforma em outdoor para uma campanha do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. "O nosso objetivo é lembrar aos pais e responsáveis que lugar de criança é na escola e que é preciso dizer não ao trabalho infantil", enfatiza a gestora do programa no Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.
A URBS, empresa que administra o transporte coletivo de Curitiba, colocou mais de 600 cartazes da campanha regional de combate ao trabalho infantil na frota circulante na capital, que transporta ao dia cerca de 1,6 milhão de passageiros. Também foram afixados cartazes em terminais e na Rodoferroviária de Curitiba, onde circulam ao dia aproximadamente 31 mil pessoas.
A campanha nacional, uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), tem apoio dos Tribunais Regionais. Em uma das frentes do programa busca-se divulgar informações que muitas vezes são desconhecidas pela sociedade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, trabalham no Brasil. O IBGE aponta ainda que, em cinco anos, foram registrados mais de 12 mil acidentes de trabalho com crianças.
Outro objetivo da campanha é incentivar que jovens em situação de vulnerabilidade não abandonem os estudos, e que sejam inseridos no mercado de trabalho de forma digna. Para isso, o programa busca estimular as empresas a contratar adolescentes na condição de aprendiz.
O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem procura conscientizar os mais diversos segmentos da sociedade. Com apoio da agência de eventos Seven, exemplares da cartilha "Trabalho Infantil: 50 perguntas e respostas", elaborada pela Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (CETI) do CSJT, foram distribuídos para a plateia dos shows que Andrea Bocelli e Ivete Sangalo fizeram no mês passado em Curitiba.

Notícia publicada em 21/11/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Foto: Haroldo Rebello
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br